Você está cuidando do seu coração? Confira hábitos e cuidados necessários
Atenção: As doenças cardiovasculares estão entre as maiores causas de mortes no mundo
• Atualizado
As doenças cardiovasculares (DCV), ou doenças do coração, estão entre as maiores causas de mortes em todo o mundo. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil pessoas por ano sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), causando a morte em 30% dos casos. A estimativa, também segundo a Saúde, é de que até 2040 haverá um aumento de até 250% nos casos de infarto no país.
Esse número é reflexo do estilo de vida atual e os fatores de risco são variados: desde fumo, diabetes, hipertensão e obesidade, até poluição do ar e condições como a Doença de Chagas. E, apesar de as doenças do coração manifestarem-se, em sua grande maioria, na vida adulta, os hábitos saudáveis precisam começar já na infância e os cuidados com o coração devem acontecer não apenas quando se sente algum desconforto.
“Devemos procurar um cardiologista quando se inicia atividade física, mesmo sem sintomas. E, claro, quando se sente alguma coisa, uma falta de ar, por exemplo”, explica a cardiologista no Hospital Dona Helena, Ana Carolina Berbel. Segundo ela, independentemente do caso, quando o paciente chega no consultório médico, a primeira coisa é conhecer a história clínica da pessoa, para depois realizar todos os exames físicos necessários.
Confira a reportagem especial sobre o coração:
Conheça as principais doenças do coração
As doenças cardiovasculares ocorrem mais frequentemente em pessoas a partir dos 50 anos, apesar de acontecer também em qualquer idade. Segundo o Ministério da Saúde, o surgimento das principais doenças do coração estão associados ao tabagismo, obesidade, estresse, má alimentação e falta de exercícios físicos.
As principais doenças cardíacas são:
- Pressão Alta
- Insuficiência Cardíaca
- Ataque cardíaco (infarto)
- Arritmia cardíaca (alterações nos batimentos cardíacos)
- Aneurisma de aorta abdominal
- Cardiopatia congênita
- Angina
- Miocardite
Pessoas com hipertensão, diabetes e colesterol alto correm maior risco de sofrer com problemas cardiovasculares. Por isso a importância da realização de check-up junto a um cardiologista com regularidade.
O que é a Cardiologia?
A cardiologia é a especialidade médica que diagnostica e trata as doenças que acometem o coração e todos os outros componentes do sistema circulatório. No Ambulatório de Cardiologia do Hospital Dona Helena, as consultas são feitas por médicos especialistas, com ampla experiência nas mais diversas subespecialidades, para o diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas. Entre elas: insuficiência cardíaca, miocardiopatias, hipertensão, arritmias, valvulopatias, doenças coronarianas, entre outras.
Consultas de rotina para avaliar risco de doença cardíaca, diagnóstico e tratamento precoce de diversas cardiopatias também são realizada, bem como avaliação médica para liberação da prática de atividades físicas.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO