Hospital Dona Helena de Joinville lança Programa de Cirurgia Robótica
O Hospital Dona Helena, em Joinville, deu um passo importante na área da saúde ao lançar oficialmente seu Programa de Cirurgia Robótica
• Atualizado
A implementação do Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Dona Helena, de Joinville, chegou ao ponto alto com a realização das duas primeiras cirurgias nesta modalidade na instituição. Os procedimentos, em um paciente de 51 anos, e em outro de 71, ocorrerão na manhã desta terça-feira, 4 de junho, e envolveu uma equipe de 12 profissionais.
As cirurgias foram comandadas pelo urologista Ernesto Reggio, médico-chefe do programa. O médico Rafael Ferreira Coelho, urologista e cirurgião robótico do Hospital Sírio-Libanês (SP), que estuda há mais de dez anos os benefícios da técnica, participou como convidado. Seis intervenções já foram agendadas, todas no início de junho.
“É um momento histórico, que traz para Santa Catarina a mais moderna tecnologia disponível no mercado internacional, em se tratando de robótica, reafirmando o esforço do hospital em oferecer o melhor ao paciente. As cirurgias foram um sucesso, iniciando com maestria o nosso programa”, celebra Ernesto, salientando que o programa tomou forma em apenas quatro meses, com o envolvimento de diversos setores.
À tarde, o hospital reuniu toda equipe e convidados para uma cerimônia oficial de lançamento, com a participação da diretoria e do conselho da entidade. Na ocasião foi explicado como foi na jornada da criação do Programa de Cirurgia Robótica e um vídeo mostrou a primeira cirurgia ocorria pela manhã.
Único modelo do robô de Santa Catarina
Batizado de Da Vinci Xi, o robô faz parte do sistema Da Vinci, fabricado pela norte-americana Intuitive Surgical, pioneira e líder mundial em robótica para medicina. O equipamento desembarcou em Joinville no final de abril, sendo instalado no centro cirúrgico do Dona Helena. O hospital investiu cerca de R$ 20 milhões na inovação.
Desde o início de fevereiro, a instituição avança na preparação para a nova tecnologia. Direta ou indiretamente, cerca de 20% dos profissionais participaram desse processo. Até o momento, 28 médicos foram credenciados para procedimentos com a robótica. A equipe que atua na linha de frente do passou por treinamento conduzido pela enfermeira Gisele Jünger, que trabalhou na implantação da robótica em oito hospitais brasileiros, com 12 anos de experiência nesse campo. Para Gisele, a etapa da educação continuada dos profissionais é um dos fundamentos da adoção de um programa de robótica, ao lado de aspectos como a criação de fluxos e processos na instituição e a criação de uma nova jornada do paciente.
Leia mais:
- Serviço aeromédico do Samu é mantido na Serra Catarinense
- Hospital Dona Helena de Joinville lança Programa de Cirurgia Robótica
- Combate à Osteoporose: entenda importância da atividade física e da suplementação
- InovaDona: conheça o centro de inovação em saúde criado em Joinville
- “O diagnóstico precoce talvez seja a grande arma contra o câncer de próstata”, afirma médico urologista
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO