Combate à Osteoporose: entenda importância da atividade física e da suplementação
Diagnóstico pode ser realizado pelo exame de Densitometria óssea, realizado no Hospital Dona Helena, em Joinville.
• Atualizado
A saúde dos ossos deve ser uma preocupação constante na vida das pessoas desde a infância. Apenas no Brasil, a osteoporose, doença caracterizada pela perda progressiva de massa óssea, afeta cerca de 10 milhões de pessoas e é responsável por 200 mil mortes por ano no país.
Tornando os ossos mais frágeis e assim aumentando o risco de fraturas, a osteoporose pode ser prevenida e amenizada com cuidados diários relacionados a saúde. “A prevenção ela existe e deve começar na infância. Formamos ossos até os 30 anos de idade, e após essa idade temos um período de manutenção. Quanto mais cedo estimularmos o nosso organismo a produzir o osso, melhor”, afirma Taiuã Vardasca Milan, ortopedista do Dona Helena.
O médico explica ainda que para prevenir e amenizar a osteoporose é necessário que as pessoas mantenham uma alimentação de qualidade e consumam cálcio em suas refeições. O mineral é um dos principais responsável pela saúde óssea, uma vez que proporciona o fortalecimento dos ossos, e o recomendado é que pessoas, entre 19 e 50 anos, consumam por dia, uma média, 1,5 gramas de cálcio.
“O leite é a principal fonte, no caso de pacientes com intolerância, orientamos uma suplementação. É importante que seja realizado um acompanhamento com profissionais da área de nutrição para avaliar e ajustar a dieta de maneira adequada”, destaca o médico.
Além dos cuidados em ingerir alimentos com cálcio, o médico destaca a necessidade da realização de atividades físicas. “É muito importante estimular que crianças e jovens incluam a prática de exercícios físicos com impacto, como corrida e salto, em suas rotinas”, explica Milan.
Osteoporose: doença silenciosa
De acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 20% das pessoas que convivem com a osteoporose sabem ter a doença, pois raramente apresentam sintomas. O diagnóstico pode ser confirmado pelo exame de Densitometria óssea, realizado no Hospital Dona Helena, em Joinville.
“No Dona Helena realizamos o exame Densitometria óssea para diagnóstico como também damos todo suporte para o tratamento. Temos profissionais de todas as áreas, uma equipe multidisciplinar sempre apta a nos dar subsídio pra tratar, não só estás, mas todas as comorbidades”, finaliza o ortopedista.
Veja mais detalhes na reportagem:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO