Cinco dicas para escolher um tênis de corrida
Confira as dicas e veja como comprar na STZ com 10% de desconto.
• Atualizado
Seja na rua, na praia, em trilha ou em uma esteira, para quem gosta de correr, qualquer lugar é lugar. Para quem está começando ou quem quer explorar novas alternativas de corrida, as preferências entre rua e esteira devem ser consideradas, afinal, ao ar livre é o corredor que impõe o ritmo, já na esteira, é ela. O educador físico e treinador de corrida Fabiano Braun explica que, na esteira, você pode ter certeza de que o ritmo será exatamente como o programado, facilitando o controle da intensidade e do treinamento.
Já ao ar livre é possível controlar o ritmo com um relógio com monitor cardíaco. Distância e a duração das corridas também podem ser medidas por relógios e por aplicativos de smartphones com essas funções. Para quem decide correr na rua, as paisagens, as pessoas e o ar externo ajudam a complementar o bem-estar.
Independentemente do “terreno” e da experiência que o corredor possui, uma das grandes preocupações dos apaixonados pelas corridas é: como escolher o melhor e mais adequado tênis para a atividade física? A decisão de qual tênis utilizar é uma das ações mais importantes para quem decide correr.
A escolha do melhor tênis é muito pessoal, mas deve se considerar uma série de fatores que auxiliarão na prática da atividade física e na prevenção de lesões.
Ainda, escolher uma loja que ofereça as melhores opções. As lojas da Studio Z do Neumarkt Shopping, em Blumenau, e do Balneário Shopping, em Balneário Camboriú, reinauguraram com um novo conceito e têm um espaço dedicado à linha de esportivo. Em todas as lojas da rede e também no site, tem muita opção para quem gosta de se manter ativo, e com desconto especial!
Quem aplicar o CUPOM SCC10 no site ou dizer no caixa da loja física que viu o cupom no SCC10, ganha 10% de desconto na compra.
Sabendo disso, vamos às cinco dicas de como escolher um tênis:
1 – Escolha boas marcas: tênis de marcas tradicionais são desenvolvidos e aprimorados com o auxílio de tecnologias e opiniões de atletas e consumidores. Tais marcas têm uma preocupação adicional com conforto, durabilidade e estabilidade.
2 – Invista em mais de um tênis: o calçado precisa descansar cerca de 48 horas após o uso, esse prazo de “recuperação” preserva o tênis e a sua eficiência.
3 – Preze por um tênis confortável: nem sempre o tênis mais bonito vai ser o ideal para você, por isso, na hora de escolher, lembre-se de que o conforto precisa ser considerado. Para isso, experimente várias marcas, modelos e também tamanhos, porque a numeração varia muito.
4 – Cuidado com o tamanho do calçado: é importante que o tênis não seja nem grande demais, nem apertado. Caso prove durante a manhã, quando o pé ainda está descansado, uma folga de 0,5 cm é recomendada.
5 – Cuide com o peso: tênis com boa tecnologia tendem a ser mais leves, ótimos para o rendimento. Considere também a estabilidade e o amortecimento do calçado, importantes para preservar ligamentos e articulações e auxiliar na postura durante o exercício.
Corrida na esteira
Tênis escolhido, hora de correr. Muitas pessoas optam por esteiras em condomínios ou academia. Se elas forem a melhor solução para encontrar tempo e deixar alguns quilômetros para trás, é necessário conferir essas dicas de segurança do educador Fabiano Braun:
1 – Procure correr sem auxílio das barras laterais ou frontal da esteira, isso vai ajudar muito você a simular a corrida na rua.
2 – Fixe a visão em um ponto a sua frente, mantenha a cabeça reta. Assim, conseguirá desenvolver da melhor maneira possível a corrida.
3 – Coloque 1% de inclinação na esteira que você vai acabar simulando a dificuldade que teria em correr na rua.
Mas se a esteira não é uma opção e seu negócio é mesmo ir para as ruas e enfrentar as diferentes previsões do tempo, saiba que hoje existem inúmeras opções de roupas e acessórios específicos para a corrida. Tudo pensado para desempenho e, principalmente, bem-estar. Confira:
1 – Short: o short de corrida é feito com um tecido leve e que se adere facilmente aos movimentos. São inúmeros modelos, tanto femininos quanto masculinos. Entre os femininos é comum encontrar o modelo mais curtinho, usado principalmente para corridas em praias. É um short confortável e que não incomoda em nenhum momento o ato de correr ou caminhar.
2 – Bonés: o boné não é só modismo. O acessório se tornou uma necessidade para se proteger da radiação solar, além de trazer conforto durante uma corrida.
3 – Cinto de hidratação: são perfeitos para a hidratação na prática da corrida. Lembre-se de que hidratar o corpo é um hábito muito importante para quem quer manter uma vida saudável. E atenção: sentir sede é o primeiro sinal que você já está desidratado.
4 – Meias: não basta ter um bom tênis. Uma boa meia é também um acessório indispensável para uma melhor performance nos treinos e fazem diferença no conforto dos pés.
5 – Calças: assim como as outras peças, existem também as calças feitas de materiais mais específicos para o esporte. Não são aconselhadas as de moletom, porque elas vão ficando molhadas com o suor enquanto o atleta corre.
6 – Jaquetas “corta-vento”: as famosas “corta-vento” são feitas de um material mais leve que protegem bem o corredor.
7 – Camisas de manga longa: em alguns casos, somente a camiseta de manga comprida já é suficiente para proteger. O material deve ser específico para a corrida, como a poliamida, pois as de algodão não retêm o calor do corpo.
8 – Monitores cardíacos: são uma ajuda simples e efetiva ao treinamento. Correr dentro de uma zona de frequência cardíaca específica, prescrita pelo profissional de Educação Física, ajuda a assegurar que o treinamento esteja na intensidade apropriada, garantindo melhores resultados.
Tudo isso e muito mais no site e nas lojas físicas Studio Z.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO