Seu futuro está na indústria Compartilhar
Oportunidade e qualificação

Crescimento industrial catarinense impulsiona contratações de profissionais 

Crescimento da indústria catarinense nos últimos anos possibilita ainda que oportunidades melhores sejam oferecidas

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Claraboia Filmes | CNI
Foto: Claraboia Filmes | CNI

Santa Catarina é destaque no cenário industrial brasileiro nas últimas décadas. O Estado tem experimentado um crescimento significativo no setor, com aumento da representatividade industrial no país e no mercado internacional, o que reflete no crescimento do número de trabalhadores empregados em diversas ocupações. 

De acordo com dados recentes do Observatório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), as indústrias com maiores crescimentos e com maior número de contratações de profissionais envolvidos no processo produtivo são: alimentícia, produção de madeira, móveis e equipamentos elétricos.

As ocupações mais populares e com maior número de vagas no Estado incluem desde funções no chão da fábrica, alimentadores de produção e magarefes, até profissionais para ocupar cargos administrativos, como auxiliares de escritório e assistentes. Entre as ocupações mais demandadas também estão costureiros de fabricação em série, serventes de obras, pedreiros, operadores de máquinas fixas, almoxarifes e motoristas de caminhão, tanto para rotas regionais como internacionais. 

Foto: José Paulo Lacerda | Divulgação

A economista do Observatório da Fiesc, Mariana Correia Guedes, explica que a indústria catarinense é a mais diversificada do país, com diferentes setores se destacando em todas as regiões do estado. “Além disso, Santa Catarina possui a maior participação da indústria nos empregos totais na economia do país e, como o setor tem a maior característica de formalização, isso se reflete na menor taxa de informalidade”, pontua Guedes.

O crescimento da indústria catarinense nos últimos anos possibilita ainda que oportunidades melhores sejam oferecidas: “A indústria moderna catarinense também oferece maior rendimento médio aos trabalhadores e, dessa forma, faz com que, com melhores remunerações e benefícios, os profissionais estejam mais comprometidos”, complementa a economista.

De olho no futuro e na qualificação

O estado tem se destacado não apenas no mercado nacional, mas também internacional, o que abre oportunidades para profissionais de diversas áreas. Olhando para o futuro, é possível identificar algumas tendências que podem impactar as profissões em alta na indústria catarinense. 

O setor de tecnologia da informação (TI) é uma dessas áreas em crescimento. Com cidades como Florianópolis se tornando pólo de inovação, a demanda por profissionais de TI tem aumentado significativamente. Além disso, a automação e a digitalização estão se tornando cada vez mais presentes na indústria, o que exige profissionais treinados para lidar com essas novas tecnologias.

Diante desse cenário de crescimento e mudanças tecnológicas, a qualificação profissional é um caminho para profissionais que desejam se destacar e melhorar as posições na indústria. “É fundamental que os profissionais estejam sempre estudando e se atualizando sobre o mercado, porque com a modernização e com as inovações a tendência é que os serviços manuais repetitivos sejam substituídos pelos trabalhos com máquinas”, pontua Mariana. 

Pensando na capacitação dos profissionais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Fiesc desenvolvem cursos com o objetivo de estimular a inovação industrial por meio da educação. Há opções online e presenciais, gratuitos e pagos, de cursos de capacitação, especialização e desenvolvimento de competências relacionadas à tecnologia. 

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.