Seu futuro está na indústria Compartilhar
Viva+

Com apoio do SESI, Tupy investe na saúde mental dos colaboradores

O intuito é fortalecer a saúde integral do colaborador, a partir de processos preventivos e estratégicos

• Atualizado

Redação

Por Redação

Equipe de RH. Foto: Tupy, Divulgação
Equipe de RH. Foto: Tupy, Divulgação

O Brasil é o país que lidera o ranking de ansiedade e depressão na América Latina, com quase 19 milhões de pessoas com essas condições, segundo aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesse sentido, a Tupy, em parceria com o Sesi – Serviço Social da Indústria -, colhe os primeiros frutos de seu programa sobre saúde mental, o Viva+, lançado em 2022.

“Já alcançamos cerca de 2 mil pessoas com lives, materiais informativos e ações internas. Em média, houve um aumento de 33% no atendimento oferecido pela Empresa nos serviços social e de psicologia, devido a maior procura”, conta a especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), Aline Melo.

Com o intuito de fortalecer a saúde integral do colaborador, a partir de processos preventivos e estratégicos para a Empresa, a equipe de DHO da Tupy desenvolve iniciativas de acolhimento com informações específicas sobre temas diversos que envolvem saúde mental, de maneira a apoiar e estabelecer um ambiente seguro para os colaboradores. Em Joinville, profissionais especializadas – duas psicólogas e duas assistentes sociais – trabalham tanto no acolhimento psicológico como social desses funcionários.

Muitos chegam até nós indicados pelos gestores ou pelas outras pessoas que participaram das capacitações, treinamentos e palestras. Por meio da escuta ativa, os colaboradores que precisam de ajuda estão sendo atendidos e encaminhados para tratamento em prol da saúde mental”, conta a psicóloga do SESI, Milena Fagundes.

Treinamento com lideranças de todos os níveis

Como ponto de partida para o projeto, houve um treinamento com lideranças de todos os níveis com foco em escuta ativa. “O Programa Viva+ tem sido uma ferramenta essencial para conduzir temas críticos do cotidiano dos nossos colaboradores. A abordagem com foco em saúde mental, fortaleceu minha capacidade em lidar com questões sensíveis e contribuiu para a identificação de comportamentos que sugerem a necessidade de encaminhamento. Não apenas reforça nosso papel como gestor, mas também já permitiu que impactássemos positivamente a vida dos nossos colaboradores de maneira significativa”, relata Josias Klug, coordenador de produção na Tupy.

Entre as ações desenvolvidas estão lives e rodas de diálogos com diferentes públicos. Além disso, constantemente são realizadas ações informativas como alerta para a importância de cuidados básicos para evitar doenças crônicas e a necessidade das atividades físicas em prol da saúde e do bem-estar.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.