Empresa de fechaduras de Nova Trento investe em inovação e faturamento cresce cerca de 20% em três anos
Crescimento foi planejado, com especialistas do Sebrae/SC acompanhando e auxiliando no processo
• Atualizado
Com foco na criação de fechaduras e em manter o mercado aquecido, a empresa Trava Forte, de Nova Trento, vem ganhando destaque no mercado físico e online e já caiu nas graças dos clientes. Com o auxílio de consultorias especializadas e capacitações do Sebrae/SC, o dono Robson Boso conseguiu que, desde a criação, em 2007, a empresa crescesse sempre focada na inovação e na oferta de fechaduras diferenciadas.
O crescimento planejado, com especialistas acompanhando e auxiliando os processos de mudança da empresa, fez a Trava Forte ver o faturamento geral aumentar entre 15% e 20% nos últimos três anos. Atualmente com uma importadora, um centro de distribuição, quatro lojas físicas e com cerca de 20 colaboradores prestando serviço ao público, a empresa trabalha para realizar a mudança estrutural da importadora.
“Estamos fazendo uma otimização no processo de importação, para conseguir melhorar os custos. No pós pandemia os valores ficaram meio malucos em todos os setores, então estamos fazendo mais um consultoria do Sebrae/SC para conseguir melhorar e já está dando resultado”, conta Robson.
Para Luciane Paes Scheuermann, analista de atendimento do Sebrae/SC, a grande diferença no desenvolvimento das empresas na pandemia, incluindo a Trava Forte, foi relacionada à estruturação interna dos negócios. “Na pandemia, empresas mais estruturadas, que tinham um pouco mais de conhecimento, conseguiram sobreviver à ela, Já os negócios que não tinham uma estrutura, uma base um pouco mais sólida, ou não tinham tanto conhecimento para buscar outros recursos, acabaram tendo que fechar as portas ou realizar demissões”, relembra Luciane.
Consultoria do Sebrae/SC desde o início
A ideia de criar a empresa surgiu com a ajuda do pai de Robson, que possuía uma empresa de marcenaria. “Meu pai também vendia portas e janelas, mas me deu a ideia de abrir uma loja específica de fechaduras, que aqui na região não existia”, relembra Robson, que percebeu a busca de clientes pelo item. O empresário explica que naquela época, quem quisesse comprar uma fechadura buscava o produto em lojas de materiais de construção. “Eram sempre as mesmas, não existia itens diferenciados. Eu meti a cara, abri e fui buscando produtos novos e diferentes”, conta.
E desde o começo, o empresário contou com a consultoria do Sebrae/SC. Após a primeira orientação, a empresa já passou por reestruturação, com mudança do nome e reorganização da estrutura. “Através do programa do Sebrae ‘Eu Empresário’, mudamos o nome de ‘Casa das Fechaduras’, que era muito comum no Brasil, para ‘Trava Forte’, para ficar uma coisa exclusiva e podermos registrar a marca”, explica.
Cinco anos após ser criada, a empresa realizou a alteração do layout. “A loja de Porto Belo foi alterada para servir de base e criar um padrão para as outras lojas. Foi bastante útil, porque veio especialistas com técnicas e aprendemos bastante”, finaliza o empresário, que já projeta mais crescimento nos próximos anos, com fortalecimento de relação com fornecedores e ampliações das lojas.
Confira a reportagem no SCC Meio-Dia:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO