Empresa de confecção de uniformes de Caçador produz 3 mil peças por mês e se consolida no mercado
O resultado de ter aplicado a consultoria especializada do Sebrae/SC desde o começo da atividade é visível.
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Um ramo de atividade que não existia na região de Caçador, em 1992, foi a oportunidade que a Sirlei Maria Martins Braghini precisava para começar um negócio. Aproveitando o conhecimento em costura, se uniu com a mãe e a sogra para montar uma confecção de uniformes.
“Na época, juntamos o que tínhamos na poupança, buscamos o maquinário necessário para fabricar essas peças de uniforme e também fomos atrás de capacitação, para podermos organizar a empresa na parte de métodos, processos, layout. Durante todos esses anos, nunca deixamos de contar com o Sebrae nessas questões”, conta a empresária.
O resultado de ter aplicado a consultoria especializada do Sebrae/SC desde o começo da atividade é visível para a empresária e o marido. Atualmente, eles fabricam cerca de três mil peças por mês, em todo tipo de opções e modelagens, e vendem para todo o país. São clientes fiéis há três décadas, na grande maioria da própria cidade, para onde destina 95% da produção.
“Conforme a gente sentia a necessidade, buscamos mais ajuda do Sebrae. Sempre que um curso é oferecido, aproveitamos a oportunidade. Então, organizamos a parte de visão, de missão da empresa, catálogo, marketing, produção, produtividade e outros ramos. Agora, conforme vamos trabalhando, vamos nos aperfeiçoando, melhorando na produtividade e na qualidade. E tudo isso o Sebrae nos fornece”, comenta Sirlei.
Qualificação constante
A necessidade de qualificação é constante, afinal, cada época exige um posicionamento diferente. E a empresa de Caçador também conseguiu passar pelas instabilidades dos últimos anos sem muitos prejuízos, muito por continuar se readaptando.
“Estamos replanejando porque a pandemia deu uma bagunçada. Ficamos um período sem rumo. Embora não tenhamos parado, as contas preocuparam principalmente pelo aumento no valor dos tecidos. Isso tem dado uma retraída no mercado. Mas nós temos o cuidado de fidelizar a clientela, para então ampliar o leque de clientes e aumentar as vendas”, explica o empresário Itacir Braghini.
Modelo de comunicação sólido
Quem vive o dia a dia de um negócio sabe a importância de ter um modelo de comunicação sólido, abrangendo todo o negócio, desde a comunicação visual da marca até a forma como essa identidade conversa com o público. Um trabalho em conjunto de gestão interna e externa, que pode ser aplicado e desenvolvido em empresas de todos os segmentos e portes.
“O Sebrae/SC tem diversas soluções para auxiliar as empresas que estão com dificuldades ou que já entenderam que precisam se posicionar. Também temos uma diversa gama de opções para essas empresas que queiram atingir outros resultados, com um crescimento planejado e profissional”, explica Lizandra Medeiros, analista técnica do Sebrae/SC, que complementa:
“O Sebrae trabalha com micro e pequenas empresas e também atendemos MEIs, trabalhamos com todos os portes de negócios. Independente de segmento, empresas que desejarem ter um desenvolvimento, seja na parte gerencial, de tecnologia, informação, na melhoria dos seus processos e consequentemente, na lucratividade, fazemos consultoria”.
Confira a avalição do problema, solução e resultados da empresa de Caçador
Confira mais detalhes na reportagem no SCC Meio-Dia
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