Da falência ao sucesso: conheça a história de uma fábrica de jeans do Sul de SC
O sucesso chegou com a consultoria especializada por meio do Sebraetec.
• Atualizado
Quem vê o movimento na fábrica de Maicon Koga, de Forquilhinha, no Sul do Estado, não tem ideia das dificuldades que ele enfrentou. Na trajetória inspiradora está uma demissão, duas falências e o surgimento de uma grande empresa de vestuário, organizada e produtiva, além de uma marca reconhecida no ramo industrial.
“Eu tinha um sonho, então, formado em Administração, pensei: ‘Vou abrir uma fábrica de jeans’. Guardei dinheiro, fiz o investimento, comecei a produzir, mas não sabia para onde vender, se no atacado, no varejo. Com um sócio, abrimos duas lojas em atacado, mas acabamos quebrando. Pois não adianta só vender, é preciso administrar”, conta Maicon.
Ajustando o segmento correto de venda, no caso o ramo de private label, que é a produção de peças para marca própria e também outras nacionais e magazines, e buscando a consultoria especializada do Sebrae/SC, o resultado foi uma empresa lucrativa e organizada:
“Achamos que sabemos tudo quando estamos crescendo, mas muitas vezes estamos indo para o buraco. Com a ajuda e a experiência do Sebrae/SC, entendemos o que deve ser feito e onde falhamos. A minha maior dificuldade foi na organização, que refletiu na qualidade. Hoje, entregamos um produto perfeito, com modelagem boa, qualidade boa, buscando sempre melhorar mais”, explica o empresário.
O sucesso passa por melhorar processos
Chega um ponto em que negócio não faz mais sentido apenas para seus sócios e administradores, mas também fortalece o mercado e engloba a comunidade onde está inserido, um passo importante para o sucesso. Do zero ao cem, o crescimento também passa pela visão apurada de que incentivar direta ou indiretamente equipes ou terceiros é empreender e impulsionar a colaboração.
“Estamos dando muita consultoria nessa área, para empresas entenderem qual é o seu posicionamento, principalmente no mundo digital. Seja nas redes sociais, na implementação do e-commerce, ferramentas de divulgação, tem um caminho amplo. Existem ainda alguns projetos setoriais que possibilitam a participação de feiras do setor, outra forma de participação, de conexão com outras empresas”, afirma João Alexandre Guze – analista de atendimento Sebrae/SC.
Essa consultoria especializada é feita por meio do Sebraetec, o programa de consultoria tecnológica do Sebrae/SC que impulsiona as empresas a melhorarem os seus processos, serviços e produtos.
O consultor especializado na área contratada vai até o seu negócio e identifica, com você, quais são as soluções inovadoras e diferenciadas que devem ser adotadas, gerando entregas ágeis e direcionadas aos problemas.
Veja quatro pontos em que a consultoria do Sebrae/SC pode ajudar:
- Design: melhoria na imagem e identificação visual, impulsionando a comunicação.
- Produção e Qualidade: otimização de processos para reduzir custos, agilizar as entregas e aumentar a produtividade.
- Desenvolvimento Tecnológico: Transformação digital do seu negócio, pesquisa e desenvolvimento, inovação contínua, melhoria genética, registros e patentes de propriedade intelectual.
- Sustentabilidade: Melhoria na gestão dos seus recursos naturais e humanos, valorização da imagem da empresa como marca sustentável, além das exigências legais.
Confira a matéria completa:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO