Benfica bate Dínamo e se garante na fase de grupos da Champions
Clube português fica com uma das vagas do playoff da Liga dos Campeões
• Atualizado
Com brilho de David Neres, o Benfica venceu o Dínamo de Kiev por 3 a 0 nesta terça-feira (23), no Estádio da Luz, e se classificou para a fase de grupos da Champions League. Recém-chegado ao time luso, o ponta brasileiro balançou a rede uma vez e deu a assistência para o tento de Otamendi, sem participar do gol de Rafa Silva. Com o triunfo, o Benfica está na fase classificatória da Liga dos Campeões pela 17ª vez.
Além dos Encarnados, Viktoria Plzen e Maccabi Haifa conseguiram carimbar vaga na fase de grupos da Champions League. Nesta quarta-feira (24), outras três equipes vão se garantir na 68ª edição do maior torneio de clubes do planeta. Na quinta (25), o site SBT Sports transmitirá o sorteio dos grupos da Champions League.
O jogo
O Benfica inicou o confronto com força total. O time de Roger Schmidt enfileirou oportunidades nos primeiros minutos, com Rafa Silva, Gonçalo Ramos e João Mário. Aos 12, David Neres cobrou escanteio, Otamendi subiu bem e exigiu grande defesa do goleiro Bushchan. Pouco depois, o lateral-esquerdo Grimaldo cobrou falta na entrada da área e acertou a trave do Dínamo de Kiev.
A pressão dos Encarnados seguiu nos minutos seguintes. Aos 20, o brasileiro David Neres aproveitou sobra na área, conseguiu o domínio da bola e mandou de bicileta para o gol. Bem posicionado, o goleiro Bushchan espalmou para o lado. Se não conseguiu balançar a rede, David Neres foi importante como garçom na abertura do placar. Aos 26, o brasileiro foi acionado em escanteio curtou pela direita e cruzou para área, onde Otamendi cabeceou novamente, desta vez sem chances para Bushchan.
O clube de Lisboa diminuiu o ímpeto ofensivo após abrir o placar. Sem sofrer tanto na defesa, o Dínamo de Kiev conseguiu sair um pouco de defesa, mas não levou qualquer perigo aos portugueses. Aos 40 minutos, o zagueiro Syrota recuou mal, nos pés de Rafa Silva, que bateu na saída de Bushchan para marcar o segundo.
O segundo tento do Benfica deixou o Dínamo de Kiev perdido no jogo. Dois minutos depois, os Encarnados marcaram novamente com David Neres, que finalizou uma bonita troca de passes do time português – foi o primeiro gol do camisa 7 com a camisa encarnada. A equipe de Roger Schmidt encerrou a primeira etapa com 3 a 0 no placar.
A segunda etapa começou com uma cena inusitada. Rafa Silva e Gonçalo Ramos se chocaram em velocidade e caíram no gramado. Os jogadores necessitaram de um longo atendimento médico, e Gonçalo Ramos foi sacado por Roger Schmidt, que levou Musa a campo. Em ritmo menor, o Benfica foi administrando a vantagem no placar.
O grande foco ofensivo dos Encarnados no jogo seguiu sendo David Neres. O camisa 7 conseguiu uma finalização perigosa na primeira oportunidade do Benfica no segundo tempo – o goleiro Bushchan agarrou o chute do brasileiro. Na sequência, Sydorchuk viu Vlachodimos adiantado e arriscou do meio-campo, em chute que passou por cima da meta da equipe da casa. O lance fez o Estádio da Luz se calar.
David Neres foi substituído aos 25 minutos. Os 58 mil torcedores presentes na vitória benfiquista se levantaram para aplaudir o ponta. Com a vaga garantida, bastou ao time português esperar o apito final de Clément Turpin. O Benfica está na fase de grupos da Champions League.
FICHA TÉCNICA
BENFICA 3×0 DÍNAMO DE KIEV
Local: Estádio da Luz, Lisboa – Portugal
Data: 23/08/2022
Árbitro: Clément Turpin (FRA)
Assistentes: Nicolas Danos (FRA) e Cyril Gringore (FRA)
VAR: Jérôme Brisard (FRA)
Cartão amarelo: Shaparenko.
Gols: Otamendi, aos 26 do primeiro tempo; Rafa Silva; aos 40 do primeiro tempo; David Neres, aos 42 do primeiro tempo.
BENFICA: Vlachodimos; Gilberto, Otamendi, Morato e Grimaldo; Enzo Fernández (Paulo Bernardo), Florentino Luís (Weigl), David Neres (Diogo Gonçalves), Rafa Silva (Henrique Araújo) e João Mário; Gonçalo Ramos (Musa). Técnico: Roger Schmidt.
DÍNAMO DE KIEV: Bushchan; Kedziora, Zabarnyi, Syrota e Vivcharenko (Dubinchak); Sydorchuk, Shaparenko e Shepeliev (Tsarenko); Karavaev (Tymchyk), Besedin (Vanat) e Buyalskyi. Técnico: Mircea Lucescu.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO