Prefeitura de Florianópolis Compartilhar
Especial

Prefeitura de Florianópolis lança campanha “Esmolas não mudam vidas, oportunidades, sim”

Primeira etapa da campanha já vem sendo desenvolvida e consiste na distribuição de folhetos informativos

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Freepik | Banco de Imagens
Foto: Freepik | Banco de Imagens

A Prefeitura de Florianópolis lançou a campanha “Esmolas não mudam vidas, oportunidades, sim”, uma iniciativa voltada para a sensibilização da população em relação à doação de esmolas nas ruas da cidade. A campanha busca conscientizar os cidadãos sobre as alternativas mais eficazes para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade, direcionando-os para os serviços e programas que possam efetivamente transformar a vida das pessoas. 

A primeira etapa da campanha já vem sendo desenvolvida e consiste na distribuição de folhetos informativos que detalham os serviços prestados pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Florianópolis. Esses serviços foram cuidadosamente selecionados para atender as necessidades da população em situação de rua, oferecendo abrigo, alimentação, capacitação profissional e apoio emocional.

Sob o slogan “Esmolas não mudam vidas, oportunidades, sim”, a campanha destaca que a ajuda eficaz se dá por meio da oferta de oportunidades que podem contribuir para a reintegração dessas pessoas na sociedade. “Dar esmolas é uma atitude, que na nossa avaliação, não favorece a evolução e emancipação das pessoas, fazendo que elas permaneçam nas ruas. E isso não é bom para ninguém, a rua não é um local adequado e digno”, afirma o secretário de Assistência Social da Capital, Leandro Lima.

Serviços oferecidos

De acordo com informações do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, Florianópolis tem registrado 2.030 pessoas em situação de rua. Esses dados são um indicativo da demanda por serviços de assistência e apoio na cidade. No entanto, a Prefeitura está empenhada em obter dados mais detalhados e precisos e, para isso, pretende realizar um censo, a fim de compreender completamente a extensão da situação em Florianópolis.

A cidade acolhe aproximadamente 470 pessoas no albergue, abrigos, e nas casas de acolhimento. Entre os serviços oferecidos pela Prefeitura está o Restaurante Popular. Inaugurado em 2022, o serviço proporciona segurança alimentar e nutricional para a população em vulnerabilidade. 

Para atender as pessoas em situação de rua, a Secretaria de Assistência Social realiza também o Resgate Social, que funciona 24 horas, todos os dias da semana. De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, a equipe de Sensibilização da Prefeitura realiza rondas com itinerários alternados.

Há ainda o serviço de duas força-tarefas, a DOA (Defesa, Orientação e Apoio), que funciona de segunda a sexta-feira, e a força-tarefa Semas, que atua em dias de frio intenso na cidade, com o intuito de reforçar o trabalho de acolhimento e encaminhamento de pessoas em situação de rua para abrigos e serviços de saúde.  

Capacitação

Além disso, a Prefeitura realiza oficinas de capacitação no Centro POP e na Passarela da Cidadania, ambos no centro da cidade, e está trabalhando no desenvolvimento de um Centro de Formação Profissional, onde serão oferecidos cursos de capacitação e treinamento, promovendo a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.

Para Lima, o projeto é mais um passo na direção ao empoderamento dessas pessoas, preparando-as para conquistar sua autonomia e a reintegração à sociedade de maneira produtiva. Ademais, proporciona o resgate de vínculos das pessoas em situação de rua com suas famílias e comunidades. “Devidamente capacitados e com a escolaridade resgatada, essas pessoas podem voltar a serem economicamente ativas e assim conseguirão resgatar a sua vida e ter mais autonomia”, destaca o secretário.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.