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+Pedal

Florianópolis se torna capital com maior malha cicloviária por habitante do Brasil

Objetivo da Prefeitura é continuar expandindo o número de ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e espaços compartilhados

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação | PMF
Foto: Divulgação | PMF

Seja nas quadras públicas de areia ou grama, nas academias ao livre ou nas pistas de corrida e nas ciclovias, moradores e turistas encontram diversas opções para se exercitar ao ar livre e de graça em Florianópolis. Conhecida por ser uma cidade que “respira” saúde, a Capital conta com mais de 200 quilômetros de malha cicloviária, que possibilita que a população se exercite, mas também utilize a bicicleta como meio de transporte para se deslocar para atividades de lazer e para o trabalho.

Nos últimos sete anos, a malha cicloviária de Florianópolis aumentou 196,32%, saindo de 75,2 quilômetros, em 2016, para 222,83, em 2023. Inexistentes em 2016, as ciclorrotas hoje se estendem por 70 quilômetros, possibilitando que ciclistas compartilhem a via, que interliga pontos de interesse, ciclovias e ciclofaixas, com veículos motorizados, e sinalizada.

Foto: Divulgação | PMF

Daniel Martins, gerente de Diretrizes Urbanas e Redes de Planejamento de Florianópolis, explica que os investimentos na expansão da malha cicloviária da Capital acompanham o foco do planejamento urbano nos ciclistas e pedestres.

“Nos últimos anos, a Prefeitura reorganizou os padrões de calçadas e ciclovias e sempre que a administração municipal realiza uma obra pública é projetado tanto o espaço para os carros como para os pedestres e ciclistas”, pontua o gerente. 

Os investimentos municipais colocaram Florianópolis em primeiro lugar entre as capitais brasileiras no ranking de ciclovias e ciclofaixas por habitante. De acordo com monitoramento realizado pela Associação Brasileiras do Setor de Bicicletas, a Aliança Bike, a cidade possui mais de 22km de ciclovias e ciclofaixas a cada 100 mil habitantes. 

De olho no amanhã

O objetivo da Prefeitura é continuar expandindo o número de ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e espaços compartilhados, a fim de disponibilizar para os ciclistas mais espaços seguros e rotas que interliguem toda a cidade. Daniel explica que o programa +Pedal vem sendo desenvolvido a fim de fortalecer a infraestrutura de forma criativa, sustentável  e eficiente e de acordo com as demandas da população. 

Visando o diálogo, no final de junho, a Prefeitura de Florianópolis assinou o decreto de reativação da comissão Pró-Bici. Com membros de todos os distritos da Capital, a comissão tem como objetivo analisar a estrutura cicloviária já existente e auxiliar no desenvolvimento da malha de forma segura e ágil. 

“A ideia é fortalecer a cultura de utilização da bicicleta como meio de transporte, contribuindo também para menor sobrecarga do trânsito e emissão de poluentes aqui em Florianópolis”, destaca Michel Mittman, secretário da Secretaria de Planejamento e Inteligência Urbana.

Para auxiliar na execução de projetos para compor a malha cicloviária foi lançada a primeira edição do Manual de Projeto e Execução do Espaço Cicloviário. O documento pode ser acessado no site programa +Pedal. No site, a população pode acessar o mapa interativo dos mais de 224 km de espaços cicloviários. Para conferi-lo, basta acessar o link: 

Manual do Espaço Cicloviário

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