Explorando as oportunidades no setor de tecnologia, Floripa Mais Tec abre inscrições para segunda edição
Programa é gratuito e tem foco na formação de novos profissionais para a área de Tecnologia da Informação
• Atualizado
Crianças, jovens e adultos de Florianópolis já podem se preparar para embarcar em uma nova jornada de inovação e de aprendizados em tecnologia. Isso porque o programa Floripa Mais Tec chega a sua segunda edição e está com as inscrições abertas a partir desta quarta-feira (23). Desenvolvido pela Prefeitura de Florianópolis, o programa é gratuito e tem foco na formação de novos profissionais para a área de Tecnologia da Informação.
Segundo a Prefeitura, a segunda edição do programa chega com grandes expectativas e promete superar os sucessos do ano anterior. Em sua primeira edição, em 2022, o Floripa Mais Tec impactou cerca de 20 mil pessoas na Capital catarinense, proporcionando aprendizado e oportunidades de crescimento para a população. O programa é uma parceria entre a Prefeitura, Senai-Fiesc, Sebrae SC (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Acate (Associação Catarinense de Tecnologia).
FAÇA A INSCRIÇÃO NESTE LINK
Com mais de 10 mil inscrições, o programa conseguiu atrair a atenção de jovens e adultos animados por entrar no mundo da inovação e teve a participação de mais de 3,7 mil pessoas no Aulão do Futuro. Cerca de três mil crianças da Capital catarinense participaram de atividades vinculadas ao programa. No momento, o programa tem 1.573 pessoas envolvidas, desde cursos iniciantes até técnicos especializados, e já colocou no mercado de trabalho cerca de 400 pessoas.
Para Juliano Richter Pires, secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia de Florianópolis, a cidade enfrenta o desafio de suprir a demanda por mão de obra especializada em tecnologia e com o programa, a Prefeitura de Florianópolis visa atender e minimizar os impactos dessa falta por meio da capacitação de pessoas.
“O Floripa Mais Tec surge como uma resposta a essa necessidade urgente de capacitação em tecnologia. Ele oferece a oportunidade para pessoas de todas as idades e origens aprenderem e se prepararem para uma carreira no setor. A ideia é criar um impacto significativo no campo da tecnologia e inovação, preparando as mentes jovens para um futuro repleto de possibilidades”, destaca o secretário.
Mudanças na segunda edição
Uma das principais mudanças na segunda edição do Floripa Mais Tec é a diferenciação de atividades entre crianças, jovens e adultos. O programa foi adaptado para atender às necessidades e características de cada público. “A ideia do Floripa Mais Tec é sensibilizarmos as crianças o mais cedo possível sobre o setor e também formar adolescentes, jovens e adultos interessados em fazer migração de carreira”, pontua Pires.
Para o público infantil será realizada a Jornada Kids, que inclui o “Aulão do Futuro”, cursos e formações em escolas. Ao final será realizado um Hackathon, com premiação para os melhores desempenhos, sendo um dos prêmios uma viagem ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
“A Secretaria de Educação está sendo fundamental para colocar o projeto de pé e serão realizados muitos trabalhos nas escolas, principalmente atividades de conscientização, para que as crianças entendam que o mercado de trabalho na área da inovação tem o potencial de mudar a vida das famílias”, explica o secretário.
Os jovens e adultos também terão o Aulão do Futuro e depois, durante um mês, passarão por um processo de nivelamento, onde em cada semana será realizada uma formação diferente. A partir de então, de acordo com o grau de conhecimento, os participantes realizarão cursos especializados com o intuito de que fiquem preparados para o mercado de trabalho. “Essa diferença permite que o Floripa Mais Tec atenda às necessidades e expectativas de cada grupo”, complementa Pires.
Prêmio InovaCidade 2023
O Floripa Mais Tec foi agraciado com o Prêmio InovaCidade 2023, um reconhecimento da importância e do impacto que o programa teve na comunidade de Florianópolis. “Desta forma, contribuímos diretamente com a modernização da educação, gerando oportunidades e promovendo o desenvolvimento socioeconômico das comunidades”, afirma o prefeito de Florianópolis Topázio Neto.
A honraria, concedida pelo Instituto Smart City (Cidade Inteligente) da América Latina, enaltece iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades com impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, realizados pela administração pública, iniciativa privada ou entidades da sociedade civil.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO