Com contratação de profissionais, Florianópolis ampliará atendimento nos Centros de Saúde
Aumento no número de equipes possibilitará que 37 das 50 unidades de saúde atuem com horário ampliado,
• Atualizado
Os Centros de Saúde de Florianópolis ganharão reforço nos próximos meses. Isso porque 42 novas equipes de Atenção Primária à saúde serão implantadas à rede municipal. A ampliação do quadro de profissionais é um esforço da Prefeitura visando fortalecer o atendimento dos moradores da Capital.
Com a ampliação dos profissionais, o sistema de saúde do município, que atualmente conta com 167 equipes distribuídas pelos 50 Centros de Saúde da Capital, chegará a 209. O aumento de 25% no número de equipes possibilitará que 37 das 50 unidades de saúde atuem com horário ampliado, das 7h às 19h. Assim, Florianópolis se tornará a única Capital do país a atingir 100% de cobertura na Atenção Primária, além de atingir marcadores internacionais de qualidade, uma vez que o município passa a ter, em média, uma equipe para cada 2.570 pessoas.
Talita Cristine Rosinski, subsecretária de Saúde Pública de Florianópolis, explica que a diminuição da relação de pacientes por equipe irá possibilitar que os profissionais de saúde atendam com mais atenção e eficiência um número menor de pacientes. “O aumento das equipes irá evitar filas e faz com que seja possível tratar as doenças em uma fase inicial, tendo melhores resultados, evitando hospitalização e complicações de saúde”, destaca.
Leia Mais
Porta de entrada dos pacientes
Compostas por pelo menos um médico de família, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um agente comunitário de saúde, as equipes são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Com foco na prevenção, na promoção da saúde, passando por diagnóstico, tratamento e reabilitação, os profissionais atuam desde a vacinação e acompanhamento pré-natal até o atendimento de problemas de saúde, com pacientes de todas as idades. A partir do atendimento da Atenção Primária, é possível que os pacientes sejam encaminhados para atendimentos mais complexos e especializados, de acordo com a necessidade.
Além da ampliação no número de profissionais na Atenção Primária, a Prefeitura também fará investimentos nas equipes multiprofissionais, com a contratação de fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais. “Os profissionais são apoio na estratégia de saúde da família e irão somar à equipe de Atenção Primária para conseguir entregar um cuidado mais integral à população“, afirma a subsecretária.
Os investimentos também serão destinados ao atendimento odontológico no município. A contratação de 24 novas equipes de dentistas e auxiliares odontológicos fará Florianópolis atingir a capacidade máxima de cadeiras odontológicas instaladas, ou seja, com profissionais em atendimento durante todo o horário de expediente dos consultórios.
Contratação dos profissionais
A expectativa da Secretaria de Saúde é que todas as contratações sejam realizadas ainda em 2023. Os 65 novos médicos que integrarão as equipes serão contratados a partir do programa nacional “Mais Médicos”, após convênio firmado entre o Município e o Ministério da Saúde no dia 11 de julho.
Os enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários serão contratados por meio de concurso público ou processo seletivo, que já está vigente.
A ampliação das equipes faz parte do programa “Floripa Mais Saúde”, que já contemplou outras melhorias implementadas anteriormente pela Prefeitura de Florianópolis, como o atendimento por telemedicina no Alô Saúde e a inauguração da Policlínica da Mulher e da Criança.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO