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Telemedicina

Alô Saúde Floripa potencializa atendimento médico via SUS em Florianópolis

Serviço ajuda pacientes com conforto, rapidez e evita deslocamentos

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Prefeitura de Florianópolis | Divulgação
Foto: Prefeitura de Florianópolis | Divulgação

Sem precisar sair de casa e com uma ligação: é assim que moradores de Florianópolis estão sendo atendidos pelo Alô Saúde Floripa. Uma equipe composta por profissionais de enfermagem e médicos está disponível 24 horas por dia para atender as demandas da população florianopolitana, e em caso de necessidade, encaminhar ou agendar os pacientes para atendimento presencial no serviço de saúde apropriado.

Pioneiro no país, sendo o primeiro serviço pré-clínico por telefone no Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, o Alô Saúde Floripa está em nova fase desde junho deste ano, após incluir atendimento médico por telemedicina, e vem potencializando o acesso à serviços de atenção primária para moradores de Florianópolis. Em menos de um mês, até o dia 9 de julho, mais de 4,5 mil atendimentos foram realizados pelos profissionais de enfermagem, e mais de 900 casos foram encaminhados para teleconsulta com um médico. Além de Covid-19, os principais problemas relatados pelos pacientes foram doenças gastrintestinais, geniturinárias, como infecção urinária, e do sistema nervoso. 

A ideia da Prefeitura com o serviço não é substituir as consultas presenciais, mas ajudar os pacientes com conforto, rapidez e evitar deslocamentos, melhorando também o acesso aos Centros de Saúde.

“O Alô Saúde Floripa está ajudando a diminuir as filas para atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centros de Saúde e emergências dos hospitais, pois uma boa parte dos problemas de saúde podem ser resolvidos de maneira virtual ou direcionados para o local mais adequado de acordo com a necessidade da pessoa. Isso contribui, por consequência, para melhorar o acesso aos serviços de saúde nos Centros de Saúde de Florianópolis”, explica Ronaldo Zonta, médico de família e comunidade, do Departamento de Gestão da Clínica da Secretaria Municipal de Saúde.

Perfil dos pacientes 

A maior parte dos pacientes atendidos pelo programa são mulheres (67%), de acordo com dados da Prefeitura de Florianópolis. Jovens, entre 20 e 29 anos, são os que mais foram atendidos por teleconsulta na Capital, correspondendo por 25% dos atendidos, sendo seguidos por pessoas entre 30 e 39 anos, que representam 20%. 

“De acordo com os dados mais recentes, a aceitação da população tem sido muito positiva. Atualmente, a avaliação da satisfação com o serviço após o atendimento está com nota 94”, afirma Zonta.

Como funciona o atendimento

Ao ligar para o 0800 333 3233, o paciente, que deverá ser morador de Florianópolis e possuir cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS), terá que escolher entre três opções de acordo com sua necessidade: atualização cadastral, avaliação de sintomas ou agendamento de consulta ou informações ou dúvidas em saúde. A partir de sua escolha, a pessoa será atendida por um técnico de enfermagem ou enfermeiro. 

Foto: Prefeitura de Florianópolis | Divulgação

Em caso de sintomas, o paciente será atendido por um enfermeiro que vai avaliar seus sintomas e definir se é necessário o atendimento de urgência numa UPA ou emergência hospitalar, ou agendamento com o médico de família ou enfermeiro no centro de saúde, ou ainda se deverá ser atendido por um médico por vídeoconsulta. “Tudo isso a partir de um atendimento com acolhimento, humanização e resolutividade”, destaca Zonta.

Teleatendimento

“Embora o atendimento presencial seja importante e insubstituível, o Alô Saúde Floripa oferece teleconsulta médica baseada em evidências e segue os mesmos protocolos clínicos usados na rede municipal de saúde de Florianópolis. Portanto, o resultado do atendimento por teleconsulta pode ser igualmente eficaz em muitos casos”, explica Zonta. 

Caso seja encaminhado para teleatendimento com um médico, o paciente irá aguardar em torno de 20 minutos. O tempo será determinado de acordo a demanda e a disponibilidade dos profissionais. Já o tempo entre a ligação para o Alô Saúde Floripa e o agendamento no Centro de Saúde com o Médico de Família ou Enfermeiro, quando indicado, será de até 48h. 

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