Alô Saúde: entenda como funciona a teleconsulta gratuita com médico em Florianópolis
Programa gratuito está em nova fase desde junho deste ano
• Atualizado

Já pensou estar com um problema de saúde e ser atendido por um profissional sem sair de casa? Essa é a proposta do programa Alô Saúde Floripa. Lançado durante a pandemia, o serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) é gratuito e está em nova fase desde junho deste ano, após incluir atendimento médico por telemedicina aos moradores de Florianópolis.
Para receber atendimento basta o paciente ligar para o 0800 333 3233 a qualquer hora do dia. Ao ser atendido, o morador poderá receber informações, agendar atendimento com a equipe de Saúde da Família ou ter atendimento médico por teleconsulta. Tudo sem precisar sair de casa. Caso o morador possua deficiência ou tenha dificuldade com tecnologia, o atendimento poderá ser realizado por chat ou vídeo. A prefeitura trabalha para implantar, em breve, o atendimento por libras.
Leia Mais
Ronaldo Zonta, médico de família e comunidade do Departamento de Gestão da Clínica da Secretaria Municipal de Saúde, explica que as teleconsultas médicas são baseadas em evidências e seguem os mesmos protocolos clínicos usados na rede municipal de saúde de Florianópolis.
Quando devo ligar para o Alô Saúde?
Antes de procurar um serviço de saúde, a orientação da Prefeitura de Florianópolis é que a pessoa ligue para o Alô Saúde Floripa. Para ser atendido pelo serviço, que funciona 24 horas de maneira gratuita, é necessário que o paciente seja morador de Florianópolis e tenha cadastro no SUS. Caso não possua cadastro, o atendente poderá fazê-lo na hora.
Seja uma dor de garganta, nas costas, sintomas de resfriado, infecção urinária ou crise de ansiedade, por exemplo, o atendimento poderá ser conduzido pela equipe do Alô Saúde Floripa. Durante o atendimento, a equipe de enfermagem irá avaliar o paciente e poderá agendar uma consulta com o médico de família ou enfermeiro ou já encaminhar para a teleconsulta com o médico.
“O Alô Saúde possibilita que a pessoa seja direcionada para o local mais adequado de acordo com sua necessidade e sintomas, evitando que ela procure um serviço e não tenha sua demanda atendida precisando procurar outro”, destaca o médico.
Ao ligar, caso seja encaminhado para teleatendimento com um médico, o paciente receberá um link e aguardará em média 20 minutos. Zonta explica que o tempo de espera será determinado de acordo com a demanda e a disponibilidade dos profissionais. Já o tempo entre a ligação para o Alô Saúde Floripa e o agendamento no Centro de Saúde com o médico de família ou enfermeiro, quando indicado, será de até 48h.
E se durante a teleconsulta médica por videochamada o médico avaliar a necessidade de receitar um medicamento? “A prescrição será feita via receita digital e o paciente recebe no celular via SMS, podendo retirar o medicamento gratuitamente nas farmácias do município”, explica Zonta. Ao final da teleconsulta, o médico poderá, se for necessário, enviar atestado médico e solicitar exames, encaminhando os documentos via digital.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO