Pequenas empresas: veja como fazer o planejamento estratégico do seu negócio
Um dos principais benefícios de realizar um planejamento estratégico nas pequenas empresas é o alinhamento de expectativas entre os funcionários e gestores.
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O planejamento estratégico é um processo utilizado em grandes e pequenas empresas na consolidação e no crescimento de um negócio. Por meio dessa ferramenta, são determinadas metas e ações, pontos fortes e fracos da organização. No momento de abrir uma empresa, esse planejamento pode ser executado por meio da elaboração de um Plano de Negócios com o Sebrae/SC, que tem como objetivo indicar as principais características e necessidades iniciais do empreendimento.
Um dos principais benefícios de realizar um planejamento estratégico nas pequenas empresas é o alinhamento de expectativas entre os funcionários e gestores. Quando os objetivos profissionais dos funcionários não estão de acordo com os da empresa, podem surgir problemas como a falta de engajamento, perda produtividade e baixa retenção de talentos. Nesse sentido, é essencial conhecer os propósitos profissionais e pessoais dos membros da organização.
Quando o empreendedor atua sozinho como MEI ou empresário individual, o planejamento estratégico serve como auxílio no planejamento de investimentos, criação de sociedades ou até na migração para um novo modelo de negócio, com mais contratações ou a terceirização de atividades.
Ferramentas para elaboração do planejamento estratégico
O primeiro passo para estruturar um planejamento estratégico é analisar as atuais condições da empresa, da equipe e do mercado. Para isso, o empreendedor deve avaliar o modelo de negócio adotado, os propósitos, valores, desafios, assim como, a situação financeira e os objetivos. Em um pequeno negócio, esse tipo de avaliação pode ser realizada juntamente com os líderes e colaboradores internos.
Os instrumentos que normalmente são utilizados na avaliação de empresas são:
- demonstrativos de resultados (DRE);
- fluxos de caixa;
- balanços patrimoniais;
- OKRs;
- pesquisas de mercado e concorrência;
- aplicação de diagnóstico empresarial; etc.
A partir dos resultados obtidos, os gestores devem analisar os objetivos desejados e com isso estipular estratégias e metas. O plano pode focar no aperfeiçoamento da equipe, melhoria de serviços e produtos, criação de inovações ou adoção de um novo modelo de negócio.
Alguns objetivos que podem ser almejados pelos gestores de pequenos negócios e microempreendedores:
- vender mais e obter maiores lucros;
- ampliar a equipe;
- expandir o mercado de atuação, com abertura de franquias ou vendas no comércio exterior;
- adotar um novo modelo de negócio;
- desenvolvimento de novos produtos e serviços, etc;
Análise SWOT
Uma ferramenta que pode ser aplicada para desenvolver o planejamento estratégico da empresa é a análise SWOT – sigla que vem do inglês e significa, Forças (S), Fraquezas (W), Oportunidades (O) e Ameaças (T). A metodologia consiste em identificar tais características que são listadas de forma simplificada em quadros separados, em uma folha de papel ou no computador, dando maior visibilidade a cada um dos itens. Essa técnica pode ser aplicada para objetivos gerais ou específicos da organização.
Com a análise SWOT, os gestores e colaboradores do negócio devem estabelecer ações realistas e metas objetivas, para o aperfeiçoamento dos pontos fracos e minimização de riscos. É essencial, ainda, determinar um tempo de execução e um limite para avaliação das ações.
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