×
×

Escolha sua região:

Terça-feira, 30 de novembro de 2021. Santa Catarina Mude de região ▼
MENU
O portal da notícia
em Santa Catarina.
BUSCAR
Empreendedorismo
MENU
BUSCAR
Empreendedorismo
publicidade
block/article/header
Empreendedorismo Compartilhar

Especial

Irmãos e sócios de uma serralheria viram o negócio dar um salto após consultoria do Sebrae

Empresa sediada em Criciúma passou por um intenso trabalho de aprimoramento e viu o faturamento crescer 20%.

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Irmãos e sócios de uma serralheria viram o negócio dar um salto após consultoria do Sebrae
Foto: Reprodução

O sonho de empreender se tornou realidade em 2007 para os irmãos Felipe Natal Colombo, o Lipe, e para o Nevton Natal Colombo, o Ton. Eles assumiram a gestão da Comin Metalmobile, uma serralheria de Criciúma que faz objetos de decoração em metal, como corrimão, estantes, mesas, painéis entre outros. O Lipe já trabalhava na empresa, na área operacional e passou de funcionário a gestor técnico. Já o Ton, é administrador e se juntou ao irmão nessa empreitada. Eles deram continuidade a uma história que começou em 1984, quando a empresa foi fundada, sendo uma das mais tradicionais da região neste ramo.

Sebrae. Lipe e Ton, gestores da Comin desde 2007
Lipe e Ton, gestores da Comin desde 2007. Foto: Arliss Amaro

Nesta trajetória, as dificuldades foram invitáveis. Algo comum para quem está no início de um projeto empreendedor. Foi aí que o Sebrae entrou em cena. Através de um intenso trabalho de consultoria, os gestores fizeram grandes mudanças nos processos da empresa, desde controles de produção e estoque até processos de gestão humana. Eles aprenderam novos modos de trabalho e principalmente, absorveram uma nova postura dentro da empresa. Na opinião deles, uma verdadeira virada de chave. “Nós estávamos sem foco e descontentes com os resultados da empresa. Não estávamos sabendo como aproveitar todo o potencial que a empresa tem. Foi aí que procuramos o Sebrae para pedir ajuda. A partir disso, tudo mudou”, revela Ton, que hoje comemora o aumento de 20% no faturamento da empresa.

Confira qual foi o grande diferencial para o resultado segundo Ton:

Mudança transformadora

Para o Lipe, a mudança foi ainda mais transformadora. “Eu passei por todas essas transições. Até então a empresa tinha poucos processos definidos e pouca tecnologia. Tínhamos uma visão muito operacional e pouco estratégica. O Sebrae veio para ser um divisor de águas na nossa história”. As transformações foram percebidas em todos os setores. Desde a área administrativa até a linha de produção.

Leandro Milioli. Foto: Arliss Amaro

O Leandro Milioli trabalha na empresa como serralheiro há 18 anos e revela que hoje o ambiente de trabalho é outro. “Temos tudo organizado, tudo bem definido. Temos controle na produção e o ambiente hoje é outro. Mudou bastante coisa e acho que vai mudar mais ainda. Tudo pra melhor”.

QUER AJUDA DO SEBRAE/SC? CLIQUE AQUI

Confira como funciona o painel de resultados, instalado em vários ambientes da serralheria

Nevton explica sobre o painel de resultados, instalado em vários ambientes da serralheria

Com o objetivo de valorizar os colaboradores, os gestores seguiram as orientações do Sebrae e adotaram processos de feedback individual e coletivo. “Ninguém melhor do que os colaboradores para nos apontar o que pode ser melhorado. Por isso nos reunimos mensalmente para ouvir e sermos ouvidos e tem dado certo”, explica Ton.

Novos horizontes

O trabalho de consultoria deu tão certo que agora a empresa está com foco na ampliação das operações. Estão com 3 vagas abertas e para o ano que vem, o crescimento deve ser ainda maior. Eles também vão dar início a uma nova parceria com o Sebrae, desta vez na área de Processos Produtivos, para continuar ampliando as operações de forma consistente e organizada. “Hoje temos a empresa nas mãos. Foi uma grande transformação na postura de nós gestores e hoje estamos colhendo os resultados. Por isso vamos continuar com esta parceria com Sebrae para continuar no mesmo ritmo”, finaliza Lipe.

Confira mais detalhes segundo contou o Felipe:

Confira a matéria completa e as dicas do consultor do SEBRAE/SC, Geraldo Teles:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

query/article/query-columnist
block/article/social-network
block/general/block-plus-news