Empresa do Extremo-Oeste aumenta em 300% o faturamento com apoio do Sebrae
Produtos personalizados e consultoria do Sebrae foram impulso para a AL Vidros, empresa do Extremo-Oeste Catarinense
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Um dos principais objetivos de um gestor é aumentar a lucratividade do seu negócio. A AL Vidros, uma empresa da cidade de Santa Helena, no Extremo-Oeste Catarinense, registrou um aumento na lucratividade de mais de 300%, em apenas oito anos de trabalho. Crescimento que contou com o apoio do Sebrae.
“A gente começou no porão de uma casa alugada, depois alugamos uma sala um pouquinho maior, e pensamos que ficaríamos uns 5 anos, mas com apenas um ano, mudamos para onde estamos atualmente. Um espaço com mais de 740 metros quadrados. A gente tem certeza que deste o início já crescemos mais de 300%. A consultoria do Sebrae teve papel fundamental nesse crescimento”, destaca Eduardo Vieira, proprietário da AL Vidros.
Soluções para a construção civil
No mercado desde 1º de janeiro de 2014, atuando na região Oeste Catarinense, a AL Vidros produz e instala esquadrias em alumínio e vidros sob medida para cada cliente com acabamento diferenciado e garantia. “Oferecemos inúmeras soluções para a construção civil no segmento de esquadrias em alumínio, vidros temperados e comuns, espelhos, cercas e gradis, portões automatizados, fachadas, metalúrgica e divisórias”.
O Eduardo comprou a empresa com o sócio, Ederson Back, em 2014. Já no ano seguinte, eles buscaram a ajuda do Sebrae para resolver um problema. “Nós somos da área técnica. Entendemos da produção do nosso produtos. Mas não sabíamos fazer a gestão. Então fizemos uma primeira consultoria gratuita com o Sebrae em 2015, que durou duas horas e ai já mantivemos a parceria e estamos juntos até hoje. Atualmente estamos fazendo o PGA, é um programa que aprofunda cada setor da empresa e os lucros são visíveis”, disse Eduardo.
A empresa aumentou 30% a produtividade, o faturamento cresceu mais de 300% desde o início do negócio.
Formação de colaboradores
E não é só isso! Com o Sebrae, a empresa reforçou o conceito de dar oportunidade para os colaboradores e para quem está em busca do primeiro emprego. A empresa tem 12 colaboradores e todos aprenderam dentro da Al Vidros o conceito do negócio. “Eu comecei montando, produzindo e com o passar do tempo o Edu me chamou pra fazer parte do setor de vendas. Hoje já estou há cinco anos na empresa, passei por todos os setores e consegui acompanhar o crescimento da empresa. Agora está bem mais organizada, fácil de trabalhar, aumentou o aproveitamento de material, a montagem rende bem mais pela organização”, disse o colaborador Valdemir Cortella de Lima.
Hoje na gestão da empresa está a esposa do Eduardo, Ediane Back Viêra. A equipe pretende manter a parceria com o Sebrae por muitos anos ainda. “Queremos sempre continuar melhorando. E sempre que tem treinamento a gente vai e participa. Tudo para conseguir melhorar”, destacou Eduardo.
Confira o quadro “Posso Ajudar?” de Sebrae no SCC Meio-Dia:
Como funciona o PGA: programa de Gestão de Indicadores e Resultados do Sebrae
O grande objetivo do PGA – Gestão Avançada – é contribuir para definir a estratégia de crescimento e evolução das empresas, desenvolvendo um modelo de gestão inovador, baseado em indicadores e metas.
Outros objetivos propostos pelo PGA são:
- Garantir estabilidade e consolidar o seu negócio no mercado;
- Expandir a visão estratégica da empresa;
- Gerenciar melhor suas metas;
- Aprimorar as fórmulas de gestão empresarial;
- Desenvolver um maior controle dos processos gerando maior produtividade e lucratividade;
- Transformar sua empresa em um modelo de negócio direcionado a dados e indicadores;
- Criar uma rede de relacionamento com os empresários participantes do programa possibilitando novas trocas de experiências.
O programa tem 211 horas de carga horária, sendo 8 delas de encontros presenciais coletivos, 127 de consultoria individual na empresa, e 76h de capacitações que acontecem em um período de 14 meses. Nos encontros individuais, o empreendedor recebe consultores especialistas de: Recursos Humanos, Marketing, Finanças e Processos. Além disso, um consultor especialista em gestão acompanha todas as etapas, para garantir a interação entre as diferentes áreas da empresa.
O programa de Gestão de Indicadores e Resultados acontece em 4 fases:
Fase 1: Diagnóstico Empresarial Preliminar
Avalia o grau de competitividade do seu negócio, fazendo com que você reflita sobre aspectos críticos e objetivos da empresa.
Fase 2: Plano Empresarial
Ensina a definir as estratégias e formular um painel de resultados personalizado para a sua empresa.
Fase 3: Gestão de Resultados
Realiza um panorama sobre gestão de finanças, marketing, operações, processos e recursos humanos.
Fase 4: Novo Ciclo do Plano Empresarial
Por meio da consultoria individual, o programa auxilia o empreendedor a realizar uma revisão e reposicionamento estratégico do seu negócio.
Ao final do curso, os empreendedores estarão aptos para tomar decisões mais precisas nas principais áreas da empresa, por meio do planejamento estratégico e do estabelecimento de indicadores e metas para as empresas. O PGA embasa os profissionais para que eles possam decidir e direcionar o futuro de seus empreendimentos, a partir de iniciativas que sejam fruto da reflexão, pesquisa e conhecimento do seu ambiente de atuação.
Seu negócio está com os processos estruturados, mas você precisa de um planejamento estratégico, com uma gestão de indicadores e resultados, para que sua empresa cresça cada vez mais? Entre em contato conosco e inscreva-se no programa!
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