×
×

Escolha sua região:

Terça-feira, 30 de novembro de 2021. Santa Catarina Mude de região ▼
MENU
O portal da notícia
em Santa Catarina.
BUSCAR
Economia
MENU
BUSCAR
Economia
publicidade
block/article/header
Economia Compartilhar

Posso ajudar?

Empresa de Joinville tem aumento de 140% nas vendas após consultoria do Sebrae

Fábrica de assessórios para móveis expandiu mais de 800 m² após Programa de Gestão Avançada.

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Empresa de Joinville tem aumento de 140% nas vendas após consultoria do Sebrae
Foto: Deivide Sacramento / SCC SBT

Os irmãos Afonso, 27 anos, e Bruna, 31, decidiram mudar o rumo de suas carreiras para empreender na Perfix Assessórios. A empresa familiar foi fundada em 2012 em um galpão de 150m² no bairro Floresta, em Joinville, com apenas três funcionários.

“Ela [a empresa] começou com meu pai, com meu irmão e meu tio. Logo depois eu entrei, pois meu pai precisava de alguém da confiança dele pra parte financeira e que fizesse o administrativo da empresa. No começo eu fazia toda parte administrativa, financeira e auxiliava no que precisasse”, relembra Bruna.

O convite para Afonso integrar a empresa surgiu após o pai perceber a necessidade crescente de expandir o negócio.

“Meu pai viu a demanda nesse ramo, e percebeu a necessidade no mercado, conversou comigo e após trocarmos ideias decidimos juntar forças pra empreender”, conta.

Mudança de espaço

A Perfix produz perfis, espelhos, puxadores, portas de vidro, rodízios e acessórios para móveis. Os principais clientes são os marceneiros. Com a alta demanda, a família sentiu a necessidade de mudar de espaço físico que já não acompanhava mais o crescimento do negócio.

O espaço escolhido foi no atual endereço na empresa no bairro Itaum. Com a mudança, veio o desafio de organizar o layout do processo produtivo e, para isso, a família buscou a consultoria do Sebrae.

Tem alguma dúvida? O Sebrae pode te ajudar! Clique AQUI.

Consultoria do Sebrae

Para organizar toda a expansão do negócio, os empresários contaram com o Programa de Gestão Avançada (PGA), um curso elaborado por especialistas de pequenas e médias empresas e que contribui para definir a estratégia de crescimento e evolução das empresas, desenvolvendo um modelo de gestão inovador, baseado em indicadores e metas.

Afonso lembra que em um ano e meio de curso, o resultado foi uma maior eficiência na produção e a diminuição do tempo de entrega dos produtos, com uma queda no prazo de nove para dois dias.

“Os profissionais do Sebrae vieram aqui com todas as áreas específica onde a gente foi ajeitando as coisas. Primeira coisa que fizemos foi mudar o layout da empresa, para a gente fazer uma linha de produção e ter todo o processo mais leve. Agora a gente consegue ganhar no prazo da entrega e com mais qualidade”, pontuou.

O time de consultores do Sebrae focou em áreas como finanças, atendimento ao público e na gestão de pessoas. Com os conhecimento adquiridos os empresários conseguiram evitar o desperdício de matéria prima e o retrabalho. Antes com um processo produtivo desorganizado os vidros que eram cortados ficavam parados e acabavam quebrados ou riscados, o que impedia a venda para o consumidor final.

“Hoje tem uma pessoa só para cortar perfil, outra só para cortar vidro, cada uma no seu setor em formato de linha de produção. As peças andam juntas e não tem como se perder e chegam intactas no final da qualidade”, revela Bruna.

Máquina pra cortar vidro

Foto: Deivide Sacramento/ SCC SBT

Os irmãos sempre quiseram adquirir uma máquina CNC, que faz corte computadorizado do vidro e reduz o desperdício do material. Com a mudança pra um local maior, organização do espaço e o direcionamento dos postos de trabalho, foi possível a aquisição do tão sonhado equipamento, que permitiu o aproveitamento de quase 100% do vidro.

Com um espaço de 1.000m² foi possível também a aquisição de oito novas máquinas. O índice de lucratividade da empresa foi para 8% e a consultoria do Sebrae resultou em um aumento de 140% nas vendas.

Agora a empresa possui cerca de 700 clientes fidelizados em Joinville e região que se conectam aos preços atrativos oferecidos, e a organização ajudou a empresa a passar pela pandemia de Covid-19, com aumento de 5% na margem de lucro no período.

“Com a pandemia foi um dos mercados que mais cresceu porque as pessoas foram trabalhar em home office e viram a necessidade de se sentirem bem em casa. Então elas começaram a contratar o serviço dos marceneiros pra colocar um espelho, um vidro. Com a pandemia tivemos um crescimento muito grande e a projeção é que vai crescer ainda mais”, comemorou Bruna.

Tem alguma dúvida? O Sebrae pode te ajudar! Clique AQUI.

Mais expansão

Com todo o sucesso, Afonso e Bruna já pensam em expandir mais a empresa. Fichas técnicas também estão sendo planejadas com a ajuda do Sebrae e que prometem proporcionar instruções aos funcionários de como utilizar os equipamentos da fábrica.

“Já tá na hora de fazer esse novo ciclo, dar mais um passo, fazer nosso próprio galpão e quem sabe ano que vem se mudar. Quero agradecer ao Sebrae por ter visto o potencial na nossa empresa e aceitado esse projeto junto conosco”, concluiu Afonso.

Confira a reportagem completa do SCC Meio-Dia

Como funciona o PGA do Sebrae

O grande objetivo do PGA – Gestão Avançada – é contribuir para definir a estratégia de crescimento e evolução das empresas, desenvolvendo um modelo de gestão inovador, baseado em indicadores e metas.

Outros objetivos propostos pelo PGA são:

  • Garantir estabilidade e consolidar o seu negócio no mercado;
  • Expandir a visão estratégica da empresa;
  • Gerenciar melhor suas metas;
  • Aprimorar as fórmulas de gestão empresarial;
  • Desenvolver um maior controle dos processos gerando maior produtividade e lucratividade;
  • Transformar sua empresa em um modelo de negócio direcionado a dados e indicadores;
  • Criar uma rede de relacionamento com os empresários participantes do programa possibilitando novas trocas de experiências.

O programa tem 211 horas de carga horária, sendo 8 delas de encontros presenciais coletivos, 127 de consultoria individual na empresa, e 76h de capacitações que acontecem em um período de 14 meses. Nos encontros individuais, o empreendedor recebe consultores especialistas de: Recursos Humanos, Marketing, Finanças e Processos. Além disso, um consultor especialista em gestão acompanha todas as etapas, para garantir a interação entre as diferentes áreas da empresa. 

Você precisa de um planejamento estratégico, com uma gestão de indicadores e resultados, para que sua empresa cresça cada vez mais? Entre em contato com o Sebrae AQUI!

block/article/tags
query/article/query-columnist
block/article/social-network
block/general/block-plus-news