Empresa de embalagens triplica faturamento após consultoria do Sebrae
A Blumen Indústria de Embalagens, de Catanduvas, aumentou o quadro de funcionários, setorizou a empresa e cresceu exponencialmente depois do PGA.
• Atualizado
Você sabe qual é o seu papel no mundo? A Família do Volmir Flores descobriu o papel dela há 25 anos. Papel em ambos os sentidos da palavra. O de produzir embalagens e o de embalar sonhos. “O nosso papel é fazer a diferença no mundo, é envolver e valorizar as pessoas, inspirando juntas no crescimento. E o papel físico da Blumen é investir em tecnologia”, destaca Volmir, que é o diretor geral da Blumen, indústria de embalagens.
A Blumen Indústria de Embalagens é uma empresa familiar, fundada em 1997. Tudo começou em um puxadinho de casa, que com o passar dos anos foi tomando forma, e hoje já tem mais de cinco mil metros quadrados.
“A gente vem de família humilde com poucas condições financeiras ou quase nada e todas as conquistas vieram com trabalho e dedicação. Começamos a empresa dentro de casa, e hoje temos 120 funcionários diretos, numa área de cinco mil metros e industrialização de cerca de 250 toneladas de papel por mês”, destacou Volmir.
Ele fazia de tudo um pouco na empresa, ou seja, cuidava de todos os detalhes. No entanto, conforme a empresa foi crescendo no mercado, Volmir já não conseguia mais cuidar de tudo e foi necessário organizar esse crescimento. Então, o empresário viu no programa do Sebrae a solução para o negócio dele.
O filho de Volmir, Lucas Flores, conta que em 2019 a empresa contava com 60 funcionários. Atualmente, a empresa conta com 120 funcionários, além de 30 a 40 trabalhadores indiretos. Ou seja, mais que dobraram o número de funcionários.
“Em 2019 vimos o PGA do Sebrae e eles são bem pontuais, melhoramos nosso processos, e tivemos uma profissionalização bem grande na empresa. Mudou a setorização. De 2019 pra cá crescemos cerca de 100% da receita bruta”.
Conheça o PGA do Sebrae
O grande objetivo do PGA – Gestão Avançada – é contribuir para definir a estratégia de crescimento e evolução das empresas, desenvolvendo um modelo de gestão inovador, baseado em indicadores e metas.
“O Sebrae vem com a ideia de aproveitar aquilo que estamos fazendo de melhor, de aproveitar o que está dando certo e aproveitar ideias e técnicas, aquilo que já está em andamento, para implantar novas técnicas que dão certo”, disse Vomir.
A empresa do Volmir e do Lucas trabalha com a produção de embalagens em papel cartão e papel cartão acoplado em micro ondulado para os segmentos de alimentos, cosméticos, eletrônicos, autopeças, brinquedos, carretéis para cordoarias e indústria em geral. São embalagens acopladas, com fundo e tampa, fechamentos diversos, cartuchos com e sem visor e cintas que embalam e protegem os produtos que fazem parte da vida das pessoas.
A empresa é familiar, e agora o pai, vê o filho, dando continuidade ao negócio da família, com a ajuda da consultoria do Sebrae. Para ele, um orgulho. “A história da família é o sentido de tudo. Tudo isso tem um grande sentido se ele der continuidade a isso que começamos então tudo isso é muito mais especial se ele der continuidade e gostar desse projeto para continuar levando em frente o nosso sonho. E a gente vai continuar com os programas do Sebrae”.
Confira reportagem do SCC Meio-Dia:
Empresa cresce quase 30% em lucratividade após Programa de Gestão Avançada do Sebrae
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO