Por Elas Compartilhar
Prêmio ESG

Campanha Por Elas, do SCC SBT, recebe prêmio de responsabilidade social

Campanha ‘Por Elas’ abordou combate à violência contra a mulher e no empoderamento das mulheres

• Atualizado

Vitória Hasckel

Por Vitória Hasckel

A Campanha “Por Elas – Você pode, nós podemos”, realizada pelo Sistema Catarinense de Comunicação (SCC), receberá o prêmio ESG, da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC), nesta terça-feira (25). Iniciada em outubro de 2021, a campanha do Grupo SCC, que receberá o prêmio na categoria Social, trouxe a história de quatro mulheres que passaram por episódios de violência, conseguiram superar suas dores e hoje ajudam outras mulheres.

A iniciativa da ADVB/SC premia instituições que trabalham incorporando a cultura social em sua dinâmica empresarial, e que entendem a importância da institucionalização da responsabilidade social como questão a ser incorporada na prática cotidiana interna e externa das organizações. A premiação será realizada no Country Club, em Chapecó, às 19h.

Por Elas

Com o propósito de conscientizar a população sobre a importância de combater a violência contra a mulher, bem como empoderar o público feminino, a campanha buscou trazer informações que pudessem fortalecer e incentivar a busca das mulheres pela equidade, mostrando a importância da participação feminina na área da ciência, pesquisa e inovação.

Além disso, o Por Elas buscou divulgar outros tipos de violência que as mulheres sofrem no dia a dia, como a violência psicológica, moral, virtual, patrimonial e sexual. A campanha também resultou em um livro, de mesmo nome, escrito por Melissa Amaral, presidente do Conselho Consultivo do Grupo SCC.

Mais do que uma ação de combate à violência contra as mulheres, a campanha teve o objetivo de levar ao público, esclarecimentos sobre os diversos tipos de violência. Ajudando a identificação dessas situações e trazendo informações de como as mulheres podem se empoderar e assim ter forças para sair de situações como essas, utilizando o alcance das emissoras do SCC, através de matérias, conteúdos especiais, divulgação de ‘workshops’ e muito mais.

Tudo isso para mobilizar, fortalecer e incentivar o empoderamento, que além de levar a informação a quem sofre a violência, também orienta homens, crianças e familiares, com o propósito de que cada dia mais as mulheres tenham liberdade para ser e fazer o que quiserem.

Prêmio ESG

O Prêmio ESG é sucessor do Prêmio Empresa Cidadã e reconhece anualmente organizações catarinenses que adotam dinâmicas de responsabilidade social. Mesmo com o novo título, a partir de 2022, mantém o conceito da premiação que, desde 1999, reconhece as empresas que se destacam na área.

Nesta edição serão premiadas 29 empresas, em três categorias: Governança, Social (Social e Cultural) e Ambiental. A noite da premiação e o período de inscrição deste ano foi antecedido pelo ESG Talks, evento formulado pela ADVB/SC, que rodou diferentes regiões do estado levando palestrantes, apresentando a proposta da premiação e engajando as empresas de norte a sul e de leste a oeste de Santa Catarina para a participação na premiação.

Daniella Abreu, Diretora ESG ADVB/SC, faz um balanço deste período. “Agora vamos para Chapecó nesta premiação, querendo mostrar que Santa Catarina é grande, tem suas regiões fortes e que a ADVB/SC está presente em todas elas. O Prêmio ESG veio para ficar, é muito relevante, e vai fazer as empresas catarinenses brilharem ainda mais em um contexto nacional, mostrando suas melhores práticas de ESG e sendo valorizadas pela ADVB/SC por fazerem isso”, ressalta.

O Prêmio ESG visa levar ao público em geral e às empresas catarinenses conhecimento sobre as práticas e pilares de ESG (Environmental, social and Governance), em difusão em todo o mundo, por meio do reconhecimento de empresas que já adotam práticas ambientais, sociais e de governança. Para Daniella Abreu, Diretora ESG ADVB/SC, a mudança de nome da premiação aprimora o conceito, criado há 23 anos, durante a gestão do ex-Presidente da ADVB/SC, Carlos Wolowski Mussi.

“O prêmio foi atualizado para ESG, pois o momento ESG está acontecendo no Brasil. As empresas começaram a focar em ESG, elas estão entendendo a necessidade de trabalhar uma agenda de meio ambiente, desenvolvimento social e governança. Nós já trabalhávamos tudo isso no Prêmio Empresa Cidadã, só que a nomenclatura estava desatualizada. Então, esse momento é de atualização, é de remodelagem, mas que mantém todos os princípios, todos os valores do prêmio, não muda sua essência, só dá uma roupa nova.”, conta a Diretora.

Conheça as outras empresas vencedoras deste ano:

Carbonífera Rio Deserto:

Premiada com o case “Água para a comunidade”, na categoria ambiental, a Rio Deserto atua na área da Indústria Carbonífera, que produz o carvão mineral utilizado na geração de energia elétrica.

CASAN

Premiada com os cases, “Trato Pelo Saneamento” e “Programa Jovem Aprendiz – Abrindo portas para o futuro”, na categoria Ambiental e Social. A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), é a empresa de economia mista de abastecimento de água e saneamento básico de Santa Catarina.

Diamante Energia

Premiada com o Case: “Teoria e prática, a Educação Ambiental e o Ciclo dos resíduos orgânicos na Diamante Energia”, na categoria Ambiental. A Diamante Energia se apresenta com o propósito de participar de uma transição energética justa, e de investir em novas fontes de geração de energia.

General Motors

Premiada com os cases “Landfill Free – Zero Aterro General Motors Joinville“ e “Programa de Voluntariado GM Joinville”, nas categorias Ambiental e Social. A empresa atua no ramo de fabricação de motores.

Grupo Conecta

Premiada com o case “CONEXÕES QUE PRESERVAM”, na categoria Ambiental. Atuando no ramo de Eventos, o Grupo Conecta é uma empresa capacitada para assessorar e organizar eventos.

Portobello Grupo

Premiada com os cases “Embaixadores do Meio Ambiente” e “Semana da Sustentabilidade” na categoria Ambiental e Governança. A PortoBello Grupo atua no ramo de revestimentos cerâmicos.

SulGesso

Premiada com o case “Butia catarinensis – cuidando e germinando este belo patrimônio”, na categoria Ambiental. A SulGesso é uma empresa especializada no ramo de materiais industriais.

Sustentável Empreendimentos

Premiada com os cases “Albertina: cuidando do que já temos e plantando um futuro cada vez mais sustentável” e “Sentimento de Pertencimento: Quando um novo empreendimento imobiliário se integra harmoniosamente à comunidade já estabelecida”, nas categorias Ambiental e Social. A empresa constrói loteamentos e condomínios de forma inovadora e sustentável.

UNISOCIESC

Premiada com o case “Unidade de Recebimento e Triagem de Animais Silvestres” na categoria Ambiental. A Sociedade Educacional de Santa Catarina (UNISOCIESC) é uma instituição educacional, cultural e tecnológica.

AsQ Saúde

Premiada com o case: “Implementação do sistema de compliance no modelo home office” na categoria Governança. A empresa traz soluções de Gestão de Saúde para Operadoras e Empresas.

Aurora Coop

Premiada com o case “Propriedade Rural Sustentável Aurora Coop (PRSA)”, na categoria Governança. A AURORA COOP é a nova marca institucional da Cooperativa Central Aurora Alimentos, de Chapecó.

Goedert Ltda

Premiada com o case “Goedert Group – Obstinados pelo Amanhã”, na categoria Governança. A empresa atua no ramo de venda de produtos e equipamentos para limpeza profissional.

Portonave

Premiada com o case “Portonave e sua Certificação ISO 37001” na categoria Governança. A empresa é um porto privado brasileiro localizado na foz do rio Itajaí.

Almeida Junior

Premiada com o case “Grupo Almeida Junior: pioneiro em SC no atendimento e

abordagem à pessoa com autismo”, na categoria Social. A Almeida Júnior é a maior empresa de shopping centers de Santa Catarina.

AVHRO – Associação dos voluntários do hospital regional do Oeste

Premiada com o case: “TransformAÇÃO” na categoria Social. A AVHRO é uma ONG voltada ao auxílio de pacientes, como doações de roupas, visitações, orientações e conforto.

Banco da Família

Com o case “Atuação Social Banco da Família”, premiado na categoria Social. O Banco da Família é uma instituição de microfinanças com a missão de ser uma alternativa de crédito aos pequenos negócios.

FIESC

Premiada com o case “Retalhos do Bem”, na categoria Social. A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) é a principal entidade de representação das indústrias do estado.

Renovigi Energia Solar

Premiada com o case “Projeto Energia Do Bem”, na categoria Social. A empresa Renovigi Energia Solar é a maior fabricante de sistemas fotovoltaicos do Brasil.

SESI – SC

Premiada pelo case “Tampinha do Bem”, na categoria Social. As Escolas SESI e SENAI são escolas que oferecem soluções inovadoras e tecnológicas voltadas à educação.

Unicred

Premiada pelo case “ProArte Unicred” na categoria Social. A Unicred é uma cooperativa que está no mercado há mais de 30 anos e tem como objetivo principal fornecer soluções financeiras e bem-estar econômico.

Unisul

Premiada pelo case “Projeto Gente UniSul”, na categoria Social. A UNISUL é uma instituição de ensino superior privada de Santa Catarina.

Verde Vida
Programa Oficinas Educativas Premiada pelo case “Contra turno que fortalece” na categoria Social. O Verde Vida – Programa Oficinas Educativas é uma entidade social que atende crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade em Chapecó/SC.

Beto Carrero

Premiada pelo case “Circo Escola – A Magia que contagia” na categoria Social. O Beto Carrero é o maior parque temático da América Latina

Grupo ND

Premiada com o case “Educa SC: a TV e o Portal catarinenses que promovem socialmente a Educação”, na categoria Socia. O Grupo ND é um conglomerado de mídia sediado em Florianópolis, SC.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.