Bem-Viver Compartilhar
Influenza

População de Florianópolis pode ser vacinada contra a gripe até o próximo dia 31

Vacina protege o organismo de três vírus e estimula a produção de anticorpos pelo sistema imunológico

• Atualizado

Camilla Martins

Por Camilla Martins

Foto: Divulgação | Arquivo | Secom
Foto: Divulgação | Arquivo | Secom

Em março de 2020, o primeiro caso do novo coronavírus foi confirmado em Santa Catarina e se tornou uma das principais preocupações da população. O foco na Covid-19 desviou a atenção de outro vírus em circulação no Estado: o da Influenza.

Até o próximo dia 31 de agosto, em Florianópolis, a população pode receber o imunizante contra a gripe em qualquer um dos Centros de Saúde da cidade. Em algumas regiões é preciso fazer agendamento e, por meio do site da Prefeitura, é possível saber em quais centros de saúde é necessária essa antecipação.

De acordo com Sandra Regina da Costa, enfermeira coordenadora do plano de vacinação de Florianópolis, além de prevenir complicações da doença, a vacina contra a gripe reduz as chances de confusão com sintomas do novo coronavírus.

“A vacinação contra a influenza permite prevenir complicações decorrentes da doença, óbitos e sobrecarga sobre os serviços de saúde, além de reduzir sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.”, afirma.

Além do impacto na saúde da população, a vacinação contra a gripe também reflete na diminuição da ocupação de leitos hospitalares.

“Com a vacinação, são evitadas potenciais idas aos hospitais e Centros de Saúde, atualmente mais sobrecarregados por conta da pandemia de Covid-19. Desta maneira, a imunização é de extrema importância para garantir o bem estar individual e coletivo, promovendo uma melhor saúde pública”, explica Sandra.

Ministério da Saúde autoriza ampliação de vacinação contra gripe

Ação no organismo

A vacina contra a Influenza protege o organismo de três vírus e estimula a produção de anticorpos pelo sistema imunológico. De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, receber a dose da vacina não significa que a pessoa não contrairá a gripe, mas que os sintomas serão amenizados.

“Como outras vacinas ela age para estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos necessários para evitar o desenvolvimento dos vírus influenza. Isso não evita que a pessoa seja infectada, mas caso o indivíduo tenha contato completo com os vírus, grande parte das vezes, desenvolve sintomas mais leves. Ela protege contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B.”

Quem recebeu a vacina contra a Covid-19 deve respeitar o intervalo de 14 dias para buscar o imunizante contra a gripe.

Meta de imunização

Na Capital, 143.399 doses de vacinas contra a gripe foram aplicadas e a meta é imunizar 90% dos grupos elegíveis.


>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.