‘Orgulho de Ser’: cidade de SC ganha nova marca institucional
A assinatura passa a ser adotada por empresas e pela comunidade
• Atualizado
A cidade de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, ganhou uma nova marca institucional na última segunda-feira (7). Com o slogan “Orgulho de Ser”, a assinatura passa a ser adotada por empresas e comunidade para valorizar as principais referências como uma cidade que preza pelo desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social.
A nova marca é resultado do projeto de Place Branding, realizado ao longo de dois anos pela Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e apoio da Prefeitura e do Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau.
A iniciativa envolveu workshops com representantes da sociedade civil, setor produtivo, cultura, turismo e educação, com o objetivo de identificar os atributos que melhor representam a cidade. A metodologia adotada buscou mapear os valores locais, o senso de pertencimento da população e as vocações econômicas e culturais do município.
O slogan “Orgulho de Ser” que acompanha todas as aplicações em torno do nome “Jaraguá do Sul”, surgiu como síntese emocional e identitária desse processo. Ele expressa o sentimento coletivo dos moradores, reforçando o vínculo afetivo com o território e valorizando a autenticidade jaraguaense. A frase foi escolhida por representar não apenas o orgulho de viver na cidade, mas também de contribuir para seu desenvolvimento e bem-estar.
A nova marca territorial visa fortalecer a imagem de Jaraguá do Sul como cidade inovadora, acolhedora e com alta qualidade de vida. Além disso, busca atrair investimentos, fomentar o turismo e promover a cultura local. O lançamento da marca faz parte das comemorações dos 149 anos da cidade e marca o início de um novo ciclo de valorização da identidade jaraguaense.
A partir da apresentação oficial, empresas e instituições públicas e privadas poderão solicitar o Guia de Aplicação elaborado pela equipe responsável pelo projeto – o Instituto de Design Inovação e Tecnologia (IDIT) e Estúdio Firmorama. Um brandbook desenvolvido orienta quanto à aplicação da nova identidade, o uso correto do logotipo e suas variações; paleta de cores oficial; tipografia recomendada; aplicações em materiais gráficos, digitais e promocionais; e exemplos de uso em eventos, sinalização urbana e redes sociais
O objetivo é garantir consistência visual e fortalecer a identidade da cidade em todos os pontos de contato. O acesso ao guia será disponibilizado pelas entidades que participaram do Place Branding em breve, por meio das suas redes sociais. Veja fotos do evento:
Cidade de SC ganha nova marca institucional
Algumas lideranças destacaram a importância da nova marca e reforçaram o sentimento de pertencimento. “A marca traduz o sentimento de pertencimento das pessoas que vivem em Jaraguá do Sul e fazem da cidade um motor de desenvolvimento, uma idade de trabalho, empreendedora e de qualidade de vida”, diz Carolina Obenaus, presidente da ACIJS.
Para Paulo Roberto Schwarz, presidente da CDL, a marca resgata o espírito de pertencimento. “Não somente o orgulho por termos nascido aqui, é orgulho da nossa maneira de ser, um lugar em que todos são bem-vindos quando ajudam a cidade a ser o que é”, finaliza.
“Para a Prefeitura de Jaraguá do Sul, é um momento muito importante porque do ponto de vista das ações para o desenvolvimento econômico essa marca reflete como a cidade é vista pelas pessoas que aqui vivem e como ela pode ser mostrada, apresentando todos os seus valores de uma só forma”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação da cidade, Thiago Sarmanho.
O projeto teve investimento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC). “Não trata apenas de desenvolver somente uma logomarca, mas sim rever muitos conceitos que as pessoas têm sobre as cidades onde vivem. Estas reflexões fazem com que percebam qual a cidade que elas querem para viver e define estratégias em torno destes valores”, reforçou o gerente regional do Sebrae/SC, Jaime Dias Júnior.
“Uma das premissas de sucesso de qualquer projeto de Place Branding e de Marca de Território, é fazer com que de fato o sentimento de pertencimento seja estabelecido na comunidade. Que as pessoas que moram na cidade e aqui empreendem, estudam e trabalham, sejam as principais embaixadoras desta marca”, fala, com satisfação, Gisella Simões, diretora do Instituto de Design Inovação e Tecnologia (IDIT).
O projeto foi um desafio grande, conforme explica o diretor do Estúdio Firmorama. “Para desenvolver a marca estudamos vários projetos de identidade de cidades ao redor do mundo. O resultado é uma marca que reflete algumas das características da cidade, um logotipo marcante e amigável projetado para ressaltar o senso de pertencimento e a criatividade da nossa região”, finaliza Beto Shibata.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO