No Dia da Cerveja, saiba por que Blumenau é a Capital Nacional da bebida
Blumenau se destaca pela Oktoberfest, diversidade de rótulos artesanais e papel na cultura cervejeira brasileira
• Atualizado
Nesta sexta-feira (1º), é comemorado o Dia Internacional da Cerveja, e Santa Catarina tem motivos de sobra para brindar. O estado abriga a Capital Nacional da Cerveja: a cidade de Blumenau, no Vale do Itajaí, que se destaca pela forte tradição cervejeira herdada dos imigrantes alemães e por ser um dos principais polos da bebida no país.
Leia Mais
O título de Capital Nacional da Cerveja foi concedido oficialmente a Blumenau em 2017, por meio da lei nº 13.418, sancionada no dia 9 de março daquele ano. A proposta foi apresentada pelo ex-deputado federal Décio Lima (PT), e ex-prefeito da cidade, com o objetivo de reconhecer a importância cultural, econômica e histórica da produção de cerveja no município.
A relação entre Blumenau e a cerveja vem desde os tempos de sua colonização. A cidade, fundada por alemães no século XIX, foi uma das primeiras do Brasil a abrigar fábricas da bebida. Hoje, o cenário se modernizou, e Blumenau é sede de diversas cervejarias artesanais, além de eventos e instituições voltadas ao universo cervejeiro.
Entre os principais destaques estão a Oktoberfest maior festa alemã das Américas, realizada desde 1984 (com exceção de 2020 e 2021, por conta da pandemia), o Festival Brasileiro da Cerveja, a Feira Brasileira da Cerveja e o Museu da Cerveja. Além disso, Blumenau abriga a Escola Superior de Cerveja e Malte, primeira instituição de ensino superior da América Latina dedicada exclusivamente ao estudo da bebida.
O Dia Internacional da Cerveja é celebrado sempre na primeira sexta-feira de agosto. A data foi criada em 2007 por quatro amigos na Califórnia, nos Estados Unidos, com três propósitos: reunir amigos para degustar a bebida, homenagear os mestres cervejeiros e bartenders e celebrar a diversidade de estilos ao redor do mundo.
Você sabia que Blumenau tem um Museu da Cerveja?
Blumenau, reconhecida oficialmente como a Capital Nacional da Cerveja, guarda um tesouro que encanta turistas e apaixonados pela bebida: o Museu da Cerveja. Inaugurado em 24 de setembro de 1996, o local preserva a história da produção cervejeira da cidade, fortemente influenciada pelos imigrantes alemães.
O museu está instalado nas antigas instalações da Cervejaria Feldmann, uma das primeiras da região, e reúne um rico acervo com peças históricas como tinas de fermentação, moinhos manuais, barris da Oktoberfest, rótulos antigos e uma microcervejaria automatizada com capacidade de produção de até 32 litros.
Localizado na Rua XV de Novembro, bem no Centro da cidade.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO