Relação entre alimentação e doenças crônicas é alvo de campanha
Com o Movimento SBA, farmaSesi dá dicas para montar o prato ideal, ensina receitas saudáveis e chama atenção para o impacto dos alimentos na qualidade de vida.
• Atualizado
Manter uma dieta equilibrada para ganhar mais qualidade de vida, e evitar o desenvolvimento de doenças associadas à alimentação inadequada. Esse é um dos pilares do Movimento Saúde, Bem-estar e Acolhimento (SBA), da farmaSesi, que tem como objetivo conscientizar sobre o impacto que a adoção de hábitos saudáveis tem sobre nossa vida. As ações do movimento contaram com a participação de mais de 9 mil pessoas entre abril e agosto deste ano em todo o estado.
A ideia de incluir receitas saudáveis e outras dicas sobre alimentação na campanha veio da relação estreita entre os profissionais da farmaSesi e da alimentaSesi, rede de restaurante in company do SESI. Durante a construção do projeto, ficou claro para as equipes que não havia como falar de prevenção sem discutir o que se põe no prato, como explica a nutricionista Ana Paula Bleggi: “A principal relação da alimentação com a prevenção é que o organismo conta com defesas naturais capazes de impedir o desenvolvimento de doenças. Quando se abastece o organismo com nutrientes, ele fica mais fortalecido”.
A importância de uma alimentação variada
Das 9.420 pessoas que participaram do Movimento SBA, realizando os desafios e recebendo orientação dos farmacêuticos, 66% afirmou consumir frutas e verduras diariamente. De acordo com Ana Paula, uma alimentação saudável deve conter alimentos de diferentes grupos e origens, combinando vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos, gorduras e fibras. “Ao longo da vida, as pessoas passam por modificações que alteram o metabolismo, consequentemente, as necessidades nutricionais também vão sendo alteradas. Por isso, é fundamental realizar a combinação de diversos tipos de alimentos para suprir as necessidades nutricionais”, completa.
A nutricionista ainda explica que o prato ideal deve ser composto por 50% de verduras, legumes e frutas, 25% de carboidratos e 25% de proteínas. “Na escolha dos alimentos, a pessoa deve preferir os vegetais da estação, que são mais ricos em nutrientes, e os carboidratos complexos, como arroz e macarrão integral. Quanto às proteínas, o ideal é variar entre os diferentes tipos durante a semana”.
Cuidado no preparo ajuda a prevenir doenças
Além de refeições variadas, o Movimento Saúde, Bem-estar e Acolhimento também chama a atenção para o consumo moderado de sódio, açúcar e óleo a fim de reduzir as chances de desenvolver problemas cardíacos, diabetes, obesidade e doenças crônicas, como a hipertensão e as dislipidemias (causadas pelo excesso de gordura no sangue).
Para reduzir o consumo desses ingredientes, Ana Paula Bleggi dá algumas dicas. “No preparo dos alimentos, é possível substituir o sal por temperos naturais como pimenta, limão, alho, ervas e temperos verdes, reduzindo assim o volume de sódio das preparações. O açúcar refinado também pode ser substituído pelo mascavo ou pelo mel em alguns pratos”, explica. Já sobre o óleo, a nutricionista sugere evitar consumir com frequência alimentos fritos em imersão e dar preferência a outros modos de preparo: “cozimento, vapor, ensopados, cozidos ou assados, estas são as melhores opções.”
Dicas para uma alimentação mais saudável
A nutricionista Ana Paula Bleggi dá algumas dicas para quem deseja mudar os seus hábitos alimentares e ter mais saúde no prato. O principal no início, explica, é “ser persistente, mesmo que cometa alguns deslizes, até que essas mudanças se tornem um hábito”. Confira as recomendações da profissional:
- Planejar as compras e o preparo das refeições, organizar a despensa e definir com antecedência o cardápio da semana. Esta é também uma forma de economizar e evitar o desperdício de alimentos;
- Priorizar alimentos in natura (como frutas, verduras, legumes, ovos e carnes) ou minimamente processados (como leite, farinha, frutas secas, castanhas);
- Incluir na rotina o consumo de água;
- Ao preparar ou temperar refeições, utilizar pequenas quantidades de gorduras, sal e açúcar. O uso deve ser moderado;
- No preparo dos alimentos que não serão consumidos crus, dar preferência para técnicas de preparo como o cozimento, vapor, ensopado, cozido ou assado.
farmaSesi distribui livro com receitas saudáveis
Durante as ações do Movimento SBA realizadas pela farmaSesi, os participantes ganharam um livro que reúne 62 receitas saudáveis sugeridas pela equipe de nutricionistas da alimentaSesi. São modos de preparo que priorizam a diversidade de nutrientes, redução do açúcar, sal e óleo, além de incentivar o aproveitamento integral dos alimentos.
Agora o livro de receitas também está disponível para download gratuito no site da farmaSesi.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO