Mais de 9 mil pessoas participam de campanha para uma vida mais saudável
Entre abril e agosto, a farmaSesi incentivou a comunidade a conquistar mais saúde com a adoção de novos hábitos.
• Atualizado
Entre os meses de abril e agosto, mais de 9 mil pessoas participaram do movimento Saúde, Bem-estar e Acolhimento (SBA), realizado pela farmaSesi para incentivar um estilo de vida mais saudável. A campanha também reuniu dados sobre a saúde dos participantes e revelou, por exemplo, que 52% deles apresentam algum risco de desenvolver hipertensão. As ações uniram os serviços gratuitos de assistência farmacêutica e dicas de alimentação, atividade física, mudança de hábitos e saúde mental nas 75 unidades da rede de farmácias e 200 indústrias em Santa Catarina.
“O objetivo é aproveitar os nossos serviços e canais com a comunidade para fortalecer ações que beneficiem a população, disseminando informações relevantes para uma vida mais saudável”, explica Cleci Rauen, gerente-executiva dos serviços de farmácia e alimentação do SESI.
Com os dados coletados durante a campanha, foi possível estabelecer um quadro geral da saúde dos participantes. Das 9.420 pessoas que realizaram os desafios, 52% apresentaram algum risco de desenvolver hipertensão arterial, sendo que 33,5% já tomam medicamentos para controle de pressão. Enquanto isso, 13,8% tem diagnóstico de diabetes e fez o acompanhamento dos índices de glicemia com a equipe farmaSesi. Quanto ao estilo de vida, 58% afirmam não praticar atividade física regularmente. Em contrapartida, 66% buscam uma alimentação mais equilibrada, ingerindo frutas e verduras todos os dias.
Com esses dados, a farmaSesi pretende ampliar as ações e o alcance do movimento. “Seguiremos divulgando informações de saúde e bem-estar, sempre focado na prevenção. Esse projeto está ganhando cada vez mais força. Nossas farmácias estão recebendo um painel com diversas dicas de alimentação e hábitos saudáveis para auxiliar os clientes na melhoria contínua da saúde”, explica o coordenador de mercado regional da farmaSesi, Maycol Fernandes.
Desafios para uma vida saudável
Os 9.420 participantes do movimento receberam uma caderneta para acompanhar a evolução dos índices de pressão arterial e glicemia e, a cada mês, entre abril e agosto, realizaram um desafio diferente relacionado a saúde e bem-estar. As atividades envolviam a prática de exercícios físicos, ingerir mais água, fazer uma receita saudável, entre outros.
Ao cumprir cada tarefa, os participantes ganhavam brindes, como um livro de receitas saudáveis. “Em algumas unidades, tivemos casos de pessoas que levaram o livro para casa e depois retornaram à loja com um bolo para dar à equipe. Foi muito recompensador”, conta Cleci Rauen, gerente-executiva dos serviços de farmácia e alimentação do SESI.
Cuidado com doenças crônicas
Uma das frentes do movimento SBA é atuar na prevenção e controle de doenças crônicas através da adoção de um estilo de vida mais saudável e acompanhamento de alguns indicadores de saúde. O farmacêutico Charles Mohr explica a razão dessa abordagem: “Muitas doenças podem ser evitadas com o cuidado com a pressão arterial e glicemia como diabetes, cetose, infartos, derrames, entre outros. Por isso, é importante que seja realizado o monitoramento e tomado medidas a fim de prevenir a hipertensão. Segundo a Fiocruz, em 2019, 54,7% dos óbitos registrados no Brasil foram causados por doenças crônicas não transmissíveis.”
O movimento SBA é um convite à reflexão sobre o impacto de atitudes rotineiras sobre a saúde. “Não precisamos ser radicais e nos limitar em tudo, mas começar aos poucos com pequenas mudanças na alimentação, realizar exercícios físicos no mínimo três vezes na semana, ingerir água frequentemente, ter uma boa qualidade do sono, entre outros”, lembra Charles. Confira dicas para adotar um estilo de vida mais saudável no blog da farmaSesi.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO