Mais saúde e menos custo: com criatividade é possível variar o cardápio e economizar
Confira uma receita econômica e saborosa para economizar no dia a dia
• Atualizado
Uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador revelou que o custo médio para comer fora de casa, por dia, é de R$ 40,64. Mas se você está entre os brasileiros que quer mudar essa realidade e economizar, temos uma dica: com um pouco de criatividade é possível variar o cardápio e diminuir os gastos. Até quem não gosta muito de cozinhar, ou não entende de alimentos e combinações, pode encontrar alguma opção fácil e rápida.
A chef de cozinha Janaina Peixer é adepta dos pratos saborosos e baratos para incluir no cardápio do dia a dia. E ela traz uma receita de Cassoulet de Frango, que até parece chique e complicada, mas é só o nome. Esse prato uma ótima opção para quem quer sabor e economia, fugindo do tradicional arroz com feijão.
Confira a receita de Cassoulet de Frango:
Ingredientes:
- ½ lata de feijão-branco (cozido) cerca de ⅔ de xícara (chá)
- 1 bife de filé de peito de frango (cerca de 120 g)
- 1 linguiça toscana fina (cerca de 45 g)
- ½ talo de salsão (sem as folhas)
- ½ cenoura
- ½ cebola pequena
- 1 dente de alho
- ½ colher (sopa) de extrato de tomate
- 2 colheres (sopa) de vinho branco
- ½ xícara (chá) de água
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 folha de louro
- 2 ramos de tomilho
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Arroz e farofa para acompanhar
Modo de Preparo:
- Corte o bife de frango em cubos de cerca de 3 cm. Fatie a linguiça, na diagonal, em pedaços de 4 cm. Transfira para uma tigela e reserve em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes.
- Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave e seque o salsão, a cenoura e as ervas. Descasque a cenoura. Pique o salsão e a cenoura em cubinhos. Passe o feijão por uma peneira e deixe escorrer bem a água.
- Leve ao fogo médio uma panela pequena. Quando aquecer, coloque ½ colher (sopa) de azeite e junte as fatias de linguiça. Deixe cozinhar, virando com uma pinça, até que todos os lados dourem por igual. Transfira para um prato.
- Na mesma panela junte os cubos de frango. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe dourar em fogo médio. Com a pinça, vire os cubos para dourar por igual. Transfira para o mesmo prato das linguiças.
- Mantenha a panela em fogo médio e regue com mais ½ colher (sopa) de azeite. Adicione a cebola, a cenoura, o salsão e o louro. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 5 minutos até a cebola dourar. Junte o alho e mexa por mais 1 minuto.
- Acrescente o extrato de tomate, debulhe as folhas de tomilho e misture bem. Regue com o vinho branco, junte a água e mexa, raspando bem o fundo da panela para dissolver todo o queimadinho – é isso que vai dar sabor ao preparo.
- Volte os cubos de frango e os pedaços de linguiça para a panela. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos, com a tampa entreaberta.
- Em seguida, junte o feijão escorrido. Misture delicadamente e deixe cozinhar, sem a tampa, por mais 5 minutos, para engrossar levemente o caldo.
Confira dicas de quem entende de comida e de alternativas para economizar:
Dicas de economia que vão além da alimentação do dia a dia
Economizar na alimentação é uma ótima opção, principalmente quando falamos no ganho para a saúde, porém o Sicoob tem quatro dicas para organizar a situação financeira de maneira mais ampla, e não chegar ao fim do mês se perguntando: para onde foi o meu dinheiro?
O ponto-chave, de acordo com a cooperativa de crédito, é a adoção de bons hábitos. As ações para economizar dinheiro e conquistar sonhos e planos sempre são bem-vindas e essenciais para a prevenção de incidentes. Então, confira os quatro pontos e veja os resultados no bolso:
1) Registre as despesas
Separe um tempo do seu dia para realizar esses registros da forma mais adequada para sua rotina: em uma planilha no computador, em um aplicativo no celular ou em uma folha na sua agenda. O importante é que seja prático, rápido e organizado.
2) Avalie a necessidade da compra
Antes de adquirir qualquer coisa, pare alguns minutos para avaliar a necessidade do gasto. Caso seja necessário, lembre-se de fazer uma pesquisa para comparar os preços, a qualidade e o custo-benefício antes de finalizar a compra. Com esse hábito, você tem mais tempo para pensar e ainda obtém informações para tomar a melhor decisão.
3) Faça planos para o futuro
A organização das suas finanças provavelmente vai influenciar na realização ou de sonhos e planos para o futuro. Então, analise suas finanças e comece a cortar gastos e economizar. Algumas mudanças, como fazer as refeições em casa ou levar marmita para o trabalho durante a semana, além de cancelar serviços de assinatura pouco usados, ajudarão a reorganizar seu orçamento a fim de separar um dinheiro mensalmente para poupar e investir.
Lembre-se: tão significativo quanto separar um valor, é investi-lo corretamente. Mesmo que seja mais conservador, procure a opção com as melhores taxas e benefícios para o usuário. Se preferir, faça investimentos de baixo risco que, no longo prazo, rendam mais que outros. No Sicoob, por exemplo, o RDC é uma ótima opção.
4) Negligenciar a educação financeira
Apesar de já ter ouvido falar da educação financeira, as pessoas geralmente não a levam a sério ou não a colocam em prática. Mas, se você chegou até aqui, já deu o primeiro passo.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO