Cibelly Fávero

Jornalista, apresentadora e editora-chefe do SCC News. Desde 2011 está à frente dos principais jornais do estado na TV.


Cibelly Favero Compartilhar
Tempo de Valor

Como conversar com as crianças sobre dinheiro?

Para cada idade existe uma forma de incentivar o aprendizado.

• Atualizado

Por

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

“Acha que o dinheiro nasce em árvore?” Já ouviu essa frase quando era criança? Pois é, mas hoje sabemos que ensinar uma criança a cuidar bem do dinheiro é investir no futuro dela.

E existem formas didáticas e lúdicas de começar essa conversa. Contando histórias, ensinando a poupar no cofrinho, estipulando mesada e novas responsabilidades. Tudo, sempre, de acordo com cada idade.

>>>Investir no futuro: ensinar às crianças o valor do dinheiro é o primeiro passo

Abaixo tem dicas de acordo com cada faixa etária:

  • Para crianças de 4 a 6 anos – a leitura é uma boa forma de começar. Na internet e nas livrarias há muitas opções de histórias sobre o assunto. Nesta faixa de idade também já dá para fazer alguns acordos sobre as compras antes de sair de casa.
  • De 5 a 7 anos – o cofrinho e a mesada também já podem começar a ser adotados. Ensine a criança a juntar dinheiro no cofrinho e combine com ela um prazo curto para a recompensa. O dinheiro do cofrinho precisa ser usado para comprar algo que a criança queira muito e assim ela vai aprendendo que vale a pena poupar.
  • De 7 a 8 anos – além das conversas, histórias e cofrinho, uma pequena mesada também já pode começar a ser paga para a criança. E junto com a mesada combine novas responsabilidades – como arrumar a cama, alimentar os animais, ajudar a guardar as compras do mercado, por exemplo.
  • A partir de 8 anos – use pequenas compras para ensinar o valor dos produtos, explique de onde vem o dinheiro, mostre que para lidar com dinheiro é preciso ter paciência. Você deve explicar sobre os gastos e prioridades.
  • A partir de 9 anos – a criança já pode começar a entender o orçamento mensal da família. Explique sobre os gastos e a renda da família e mantenha a criança a par das decisões financeiras da casa. Claro que a ideia é que seja um diálogo leve para a construção deste aprendizado.

Para todas as idades: abra uma conta para seu filho!

Sim, você pode abrir uma conta-poupança para o seu filho! A poupança pode ajudar muito a estimular a responsabilidade financeira nas crianças e adolescentes. E é uma das formas mais tradicionais e seguras de guardar dinheiro. Ao criar a conta para seu filho, você pode ensiná-lo a destinar parte do dinheiro da mesada para a poupança. E incentivá-lo a sonhar e a poupar para realizar.

Dê o exemplo!

Lembrando que as dicas são adaptáveis à realidade da sua família. Aqui não existe regra, mas uma dica é, sim essencial: que você dê o exemplo! De nada adianta contar historinhas e adotar cofrinho se a criança observar você comprando por impulso ou enrolado com dívidas.

Sempre é tempo de recomeçar e de mudar o que for necessário! Se sua vida financeira está em desordem, comece a organizar. Essa é uma atitude que vai fazer toda a diferença na vida da sua família no futuro.

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.