Tradição, consistência e excelência no atendimento são as marcas do Grupo Breitkopf
O Grupo acompanhou o mundo mudar e ajudou pessoas a conquistarem seus sonhos, já são quase 70 anos de história
• Atualizado
Como toda história de sucesso, o início desta caminhada veio acompanhado de grandes desafios. A história começa em dezembro de 1955, com Alfred Otto Breitkopf e o filho Heinz fundaram a Auto Mecânica Alfredo Breitkopf. Blumenau vivia um momento de destaque e impulso produtivo no ano de 1959 e isso possibilitou um passo importante para o Grupo: a fundação da concessionária DKW- Vemag para revenda de veículos.
O trabalho desenvolvido desde 1955 rendeu bons frutos, tornando o Grupo Breitkopf uma gigante em Santa Catarina, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de todo o estado. “A gente continua o que nossos antepassados visionavam, crescer e evoluir”, destaca o empresário Alfredo Breitkopf, superintendente da 3ª geração.
A história de sucesso do Grupo Breitkopf passa de geração em geração. “Toda a família, meu pai, irmãos, filhos, sobrinhos temos a vida ligada ao mercado de veículos. Fazemos o que gostamos, esse é o primeiro passo para ter sucesso”, comenta o empresário. “Humildade é algo que também aprendemos, meu pai e meu avô ensinaram que sinceridade, honestidade e transparência com o cliente e ainda o cuidado com nossos colaboradores é essencial para resultados positivos. Manter eles motivados reflete no atendimento dos nossos clientes, que são nossos amigos”, completa o superintendente da empresa.
Hoje diretora administrativa do grupo, Julia Breitkopf Sardagna Ferreira cresceu dentro da empresa e atua no negócio da família desde os 17 anos. Para a diretora, que é a 4ª geração da família, cuidar das pessoas é uma das essências da empresa. “Encorajamos a pró-atividade em nossos colaboradores e também que os relacionamentos tenham ética e honestidade, para ser sempre saudável. Isso garante a satisfação de nossos clientes”, frisa Júlia. O Grupo Breitkopf conta hoje com 440 colaboradores.
Crescimento em evidência
Na década de 60, o Grupo Breitkopf passou a oferecer o modelo de consórcio. Diante das vantagens e possibilidades que a modalidade de negociação traz, o consórcio, através de seus representantes, está nas maiores cidades do Brasil e já contemplou o sonho de muitos clientes para a conquista do seu bem, uma das prioridades do grupo até hoje.
“A gente busca ampliar a representatividade nas atuais concessionárias, fortalecendo o grupo. Pensando em futuro, queremos aumentar a nossa participação nacional no mercado de consórcios e, com isso, garantirmos saúde financeira e a continuidade dos nossos negócios”, explica a diretora financeira.
Ano após ano, com planejamento e trabalho, o grupo foi se desenvolvendo. Na década de setenta, inaugurou a Volkswagen Breitkopf com 7 mil m², localizada na Rua São Paulo, uma das ruas mais tradicionais da cidade, em Blumenau. Anos depois, veio a sua segunda filial na cidade de Brusque. E assim, o Grupo Breitkopf avança o seu plano de expansão pelo Estado de Santa Catarina.
Foi na década de oitenta, que foi inaugurada a sua primeira concessionária de caminhões e ônibus Volkswagen em Itajaí. Expandindo o crescimento no decorrer dos anos para demais cidades, o intuito sempre foi oferecer serviços mais completos aos clientes. Na década de noventa, foi inaugurada a HB Corretora de Seguros, mais um dos negócios do grupo gigante em SC, atualmente, Breitkopf Seguros, garantindo segurança aos seus clientes numa parceria com as maiores seguradoras do país.
Com passar dos anos, as gerações que vieram se mantiveram sempre preocupadas com a continuidade do negócio. E mais que isso, essa continuidade sempre pautada em responsabilidade e compromisso com todos os que fizeram a história da empresa e aqueles que no presente seguem percorrendo novos capítulos.
“De geração em geração nós fomos preparados dentro e fora da empresa. Na educação em casa e também na evolução do crescimento e dos negócios da família, tendo bem definida todas as áreas e empresas do grupo”, finaliza Júlia.
De Blumenau para o mundo: Audi chega ao Grupo Breitkopf
No ano de 1993, Ayrton Senna, o piloto de ouro que marcou a era do automobilismo e deixou seu legado na indústria automotiva, foi o responsável por trazer a Audi para o Brasil através da Senna Imports. E em 1995 foi inaugurada a Audi Breitkopf na cidade de Blumenau, a primeira concessionária da marca Audi do Grupo, abrindo as portas do mundo premium para os catarinenses, e expandindo suas filiais posteriormente para outras cidades do estado.
Enio Mario Sardagna, também superintendente da empresa, lembra dos desafios da chegada da marca ao grupo, que fortaleceu a empresa e ainda o mercado catarinense. Hoje o grupo tem a representação exclusiva no estado com quatro unidades da marca. “A Audi foi uma das marcas que chegou aqui com a abertura da economia e do mercado de importação que o país vivia na época. Nós assumimos em 1994 a operação da Audi, fizemos uma costura para marcar a representação com as partes mais representativas de Santa Catarina consolidando ainda mais o negócio”, resgata Enio.
O objetivo do Grupo é ampliar sua representatividade em Santa Catarina, mantendo a liderança como um grupo econômico empreendedor, através da qualidade e excelência profissional. E para isso, em 2018, o Grupo adquiriu sua primeira concessionária Citroën, entrando pela primeira vez no mundo dos veículos franceses. Anos mais tarde, a marca Peugeot Breitkopf também inaugurou sua primeira concessionária da marca, dessa vez em Balneário Camboriú. Veio a oportunidade de diversificação dos negócios e das marcas da empresa.
“São marcas irmãs, e foi natural que conseguíssemos trazer as operações. Foi algo que acrescentou, diversificou nossas marcas e, junto dessa expansão, trouxemos também profissionais de mercado. Aquilo que era somente de gestão familiar, foi ficando mais profissional, contribuindo com outras visões e necessidades do mercado. Com o passar do tempo nos posicionamos como um conglomerado de empresas, atendendo qualquer necessidade de nossos clientes em solução de veículos ou outros negócios do mesmo setor”, contribui Rafael Breitkopf Sardagna, head de marketing do grupo.
A paixão por veículos passada de geração em geração, anos após ano, trouxe um legado de atuação no setor. De olho nas tendências de mercado, em 2021 o Grupo Breitkopf inicia um novo negócio: a Breitkopf Locadora. Ofertando a terceirização de frotas para pessoas jurídicas, e veículos por assinatura para pessoas físicas. E em 2023, estabelece um acordo de representação dos veículos elétricos de transporte da marca Fever, em todo o estado de SC.
Em todas as gerações o grande destaque sempre foi valores da família Breitkopf, e o amor pelas marcas que foram passados de geração em geração. Hoje o Grupo Breitkopf conta com um time comprometido, valorizando as pessoas e o trabalho em equipe. Seu gestores e colaboradores estão focados em realizar sonhos e auxiliar seus clientes a alcançar seus objetivos, entendendo suas necessidades com confiança e comprometimento.
São empresas distribuídas pelo estado, que mantém a busca por um crescimento sustentável, com responsabilidade econômica, ambiental e social. Com uma história de superação, tradição, trabalho, dedicação e respeito aos clientes internos e externos, os quase 70 anos da história do Grupo BreitKopf, fazem dessa empresa uma das gigantes de Santa Catarina.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO