Florianópolis contra a Covid Compartilhar
Conteúdo especial

Prefeitura de Florianópolis adianta parcela do 13º salário com foco na retomada da economia

O recurso disponibilizado para os servidores vai injetar R$90 milhões na economia da Capital

• Atualizado

Camilla Martins

Por Camilla Martins

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Com o objetivo de fazer a economia voltar a crescer na cidade e amenizar os danos no setor causados pela pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Florianópolis decidiu antecipar o pagamento dos servidores.

Neste mês de julho, os profissionais receberam a folha de pagamento com um valor bônus: a primeira parcela do 13º salário. O recurso disponibilizado para os servidores, que poderia ser pago até o dia 30 de novembro, vai injetar R$90 milhões na economia da Capital.

Segundo Gean Loureiro, prefeito da cidade, o adiantamento é fruto do trabalho feito com as contas públicas, visando o equilíbrio. “Mesmo com as dificuldades e desafios que estamos enfrentando com a pandemia, estamos conseguindo equilibrar as contas e, como resultado desse esforço, conseguimos antecipar o pagamento do benefício”, afirma.

Valor direcionado

O impacto dos valores para o servidor de Florianópolis é o que faz a roda da economia girar.

Karla Schutz é servidora da Prefeitura de Florianópolis há 20 anos e atua na Secretaria de Administração do município. Ela conta que a primeira parcela do 13º chegou em boa hora e já foi direcionado para um projeto pessoal. “Eu peguei essa metade e estou investindo em uma casa que estou fazendo”, conta.

“Essa medida mostra o olhar empático e responsável do prefeito Gean Loureiro, juntamente com o secretário de Administração, Ronaldo Brito, diante da pandemia da Covid-19. Mostra todo o esforço para garantir um bálsamo maior para as pessoas que tiveram parte importante de suas rendas alteradas”, afirma Karla.

Avanço da vacinação contra a Covid-19

Além do adiantamento da parcela aos servidores, outro fator determinante para que a economia volte a crescer em Florianópolis é a desaceleração da pandemia de Covid-19, condição que está diretamente ligada ao ritmo de aplicação de doses da vacina contra o novo coronavírus.

Atualmente, 280.451 pessoas receberam a primeira dose das vacinas da Pfizer, Coronavac ou AstraZeneca na Capital. Esse número corresponde a 68,94% da população de Florianópolis com mais de 18 anos. De acordo com dados do “Vacinômetro”, 26,08% das população da Capital maior de 18 anos completou o esquema vacinal, ou seja, já recebeu as duas doses das vacinas da Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca, bem como a dose única da Janssen.

Para que a pandemia seja amenizada, é preciso que pelo menos 75% da população tenha recebido as duas doses da vacina contra o novo coronavírus ou a dose única da Janssen. A expectativa da Prefeitura é que até o fim do mês de julho os moradores de Florianópolis com mais de 40 anos tenham sido vacinados com a primeira dose do imunizante.

Com a aceleração da imunização, a tendência é que os números de internações diminuam e que a cidade retome o ritmo de crescimento em diferentes setores da economia.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.