Praças são opções de lazer saudável e seguro em meio à pandemia da Covid-19
Nos últimos três anos, mais de 140 Praças foram revitalizadas e modernizadas em Florianópolis
• Atualizado
Praças públicas vêm fazendo, cada vez mais, parte da rotina e do dia-a-dia das pessoas. Além de ser um espaço de lazer e entretenimento, para estar com familiares e amigos, são também grandes aliadas da saúde mental e física durante a pandemia. Dessa forma, desde 2019, a Prefeitura de Florianópolis, desenvolve o Programa Praça Viva, que consiste em revitalizar esses espaços públicos municipais.
Nos últimos três anos, mais de 140 Praças foram revitalizadas e modernizadas. Além disso, foram construídas mais 18 novas praças públicas, das quais 6 foram no Maciço do Morro da Cruz, onde não havia nenhuma. Os investimentos vão desde a troca de iluminação dos locais até a instalação de playgrounds, bicicletários e pet place (local para animais).
O investimento em iluminação visa deixar os locais mais seguros, mais sustentáveis e mais econômicos para os cofres públicos. Com a nova iluminação de LED, entregue no dia 13 de maio, a Praça Nossa Senhora de Fátima, no Estreito, passou a ter aproveitamento de energia 50% maior em comparação com a iluminação antiga. Além de suportar melhor as mudanças bruscas de tempo e temperatura, ela ainda está prevista para durar 11 anos.
As quadras da praça, sempre movimentadas com moradores da região jogando futebol, basquete e handebol, também foram recuperadas. Novas traves, telas de proteção e pintura estão disponíveis para a população se divertir e se exercitar.
Preservação cultural
Durante a reforma, a Praça Olívio Amorim, na Avenida Hercílio Luz, no Centro da Capital, recebeu o restauro do piso em petit pavê com mosaicos, de 1966, do artista plástico Hiedy Assis Corrêa (o “Hassis”). A arte homenageia a cultura da renda de bilro, tradição da capital catarinense.
“A Praça Olívio Amorim, que fica em área com imóveis tombados como patrimônio histórico e artístico municipal, e ainda conta com obra de Hassis, agora revitalizada, é um belo refúgio para os moradores de Florianópolis”, destacou o prefeito Gean Loureiro durante a entrega da revitalização, realizada no dia do aniversário de 384 anos da cidade. Os mosaicos de Hassis podem ser encontrados no piso dos acessos internos e das calçadas da praça.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
A restauração foi celebrada pelo curador da obra de Hassis, Denilson Antonio.”A Praça Olívio Amorim conta um dos mosaicos em petit pavé (sic) mais lindos da ilha, foram cinco praças realizadas pelo artista. Hassis criou com as pedras portuguesas uma linda homenagem à cultura da Renda de Bilro, reproduzindo os pontos e os bilros, as rendeiras e sua almofada eternizada em mosaico”, festejou Denilson.
Além da restauração da arte em petit pavê, a reforma preservou ainda duas falsas seringueiras (“Ficus elástica”) de cerca de 15 metros de altura. As obras ampliaram o espaço para o crescimento das raízes das árvores.
Mais Praça Viva
Em 2021, além da entrega das praças Caiçara e Quero-Quero, uma área de lazer e esportes no Rio Tavares e outra junto ao Projeto Tamar, na Barra da Lagoa, a Prefeitura de Florianópolis iniciou novas revitalizações.
O maior espaço público de lazer do entorno da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Praça Santos Dumont, na Trindade, está passando por uma reforma e será entregue em breve.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO