Imagens de satélite e drones auxiliam no combate a construções irregulares em Florianópolis
Plataforma Monitora Floripa processa as imagens de satélite e faz a identificação de locais suspeitos.
• Atualizado
Você já deve ter escutado falar e até visto construções irregulares. Seja uma casa ou comércio construído em área de preservação permanente ou mesmo sem a liberação do órgão competente. Para barrar que obras que desrespeitem o Plano Diretor ocorram em Florianópolis, imagens de satélite e drones fiscalizam construções desde 2019.
Desde então, centenas de operações de fiscalização foram realizadas. De janeiro a junho de 2021, foram aplicados 1.047 Autos de Infração, 719 obras foram embargadas e 30 construções irregulares foram demolidas. O maior número de demolições foi registrado no bairro Ingleses, no Norte da Ilha, onde quatro barracos de madeira e seis prédios de três andares com 90 residências ao todo, foram demolidos completamente e um prédio de três andares foi demolido parcialmente.
Visando intensificar e aprimorar as ações de combate às construções irregulares, um importante passo foi dado. A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) assinaram um acordo de cooperação na atuação contra construções irregulares, desmatamentos e irregularidades urbanísticas e ambientais na Capital.
Os órgãos irão trabalhar em conjunto, utilizando a Plataforma Monitora Floripa, desenvolvida pela Horus Aeronaves. A tecnologia processa mensalmente as imagens de satélite e, automaticamente, faz o reconhecimento e a identificação de locais suspeitos que foram alterados nesse período.
Um alerta é emitido caso a plataforma identifique alguma alteração no terreno nas imagens de satélite. A partir disso, um fiscal analisa as imagens e pode solicitar que um drone sobrevoe a região para assim analisar com mais precisão. Caso constate uma possível irregularidade, o fiscal deve visitar pessoalmente o local e assim fiscalizar se há irregularidade.
Confira uma irregularidade constatada por imagens de satélite:
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO