Educação Compartilhar
Fila zero!

Florianópolis projeta zerar fila de espera na educação infantil até o fim do ano

Com mais de 3.800 crianças aguardando vaga em 2016, esse número foi reduzido agora para 69

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Em 2016, a fila de espera para uma vaga na educação infantil na rede municipal de ensino de Florianópolis era de 3.872 crianças. Agora, em 2021, há apenas 69 crianças aguardando para serem atendidas. E quem conseguiu uma dessas vagas foi a mamãe Gabriela Viana, e agora a pequena Allice, de um ano e seis meses, vai para a escola pertinho de casa, no NEIM Abraão, e sem os custos de uma escola privada – que foi a solução encontrada até então pela família:

“No fim do ano passado estávamos em busca de uma escola para a Allice, entretanto a matrícula para alunos novos na creche do município já havia acontecido. Fizemos todo o processo de matrícula online, porém perdemos a data. Ao chegar na instituição, a diretora nos informou que teríamos de aguardar uma vaga remanescente. Então, tivemos que matriculá-la em uma instituição privada no munícipio onde trabalho, durante minha jornada, porque o pai em home office não dava mais conta da agilidade, atividades, desejos e brincadeiras da pequena. Com isso acordávamos mais cedo, havia um gasto não só com mensalidade, mas com alimentação, lista de materiais e outros”, contou Gabriela.

Florianópolis projeta zerar fila de espera na educação infantil até o fim do ano
Foto: Arquivo Pessoal

Esse acompanhamento e remanejamento de vagas é uma das ações que têm feito a diferença para desafogar a fila de espera. Uma equipe de monitoramento fica atenta para que no momento em que sobra uma vaga, devido, por exemplo, a mudança da família para outro município, chamar outra criança para imediatamente ser matriculada na rede municipal de ensino.

É função dessa equipe também oferecer aos familiares, quando possível, a oportunidade de matrícula em um Neim que a princípio não era o de preferência deles. “A diretora Sharlene fez com que o processo fosse muito natural e tranquilo, aguardamos e confiamos. Ela disse que haveria uma vaga, talvez não conseguíssemos o período integral, mas meio período estaria até sobrando”, conta com alegria a mamãe da Allice, que gosta tanto da escola que nem olha para trás na hora de ir para o colo da professora.

Ampliação das unidades de ensino

Além do remanejamento, a Prefeitura de Florianópolis está construindo núcleos de educação infantil municipal (Neims) e ampliando unidades. Essa ampliação vai possibilitar que o município zere a fila de espera, já que uma das maiores demandas hoje ainda está no Rio Vermelho, onde será entregue até o fim do ano a Creche Red Park, que ofertará aproximadamente 200 vagas. “O número é muito animador, o de termos apenas 69 crianças na fila. Mas, não vamos sossegar enquanto todas as crianças não estiverem acolhidas em nossos espaços”, frisa o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira.

Confira as unidade da educação infantil na Capital:

  • NEIM EVANDRO DE SOUSA (Caieira do Saco dos Limões): 240 VAGAS
  • NEIM SÉRGIO GRANDO (Morro do Céu): 180 VAGAS
  • NEIM MORRO DO HORÁCIO (Morro do Horácio): 240 VAGAS
  • NEIM VÓ TEREZINHA (Santa Vitória): 240 VAGAS
  • NEIM Tapera (Tapera): 200 VAGAS
  • NEIM Areias do Campeche (Areias do Campeche): 200 VAGAS (em obras)
  • NEIM Red Park (Rio Vermelho): 200 VAGAS (em obras)

Números da atuação da Capital na educação

Durante os meses de maio e junho foram validadas 2.054 inscrições para uma vaga em núcleos de educação infantil. Desse total, 96,25% conseguiram se matricular. Atualmente, estão sob a responsabilidade da Prefeitura de Florianópolis 14.672 crianças de quatro meses a cinco anos de idade, distribuídas em 83 unidades de educação. Há ainda mais 1.600 crianças em 13 instituições conveniadas que recebem auxílio da Prefeitura.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamentebasta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.