Florianópolis inicia alargamento da praia de Jurerê nesta sexta-feira
A expectativa é de que, com o alargamento, ela chegue a 40 metros e se estabilize em 30 metros, após a conformação natural pela maré
• Atualizado
A Prefeitura de Florianópolis iniciou, nesta sexta-feira (26), o alargamento da faixa de areia de Jurerê, no Norte da Ilha. Segundo a prefeitura, este é o maior alargamento de praia já feito na cidade, com um aumento de 3,38 km de extensão, beneficiando tanto a parte internacional quanto a tradicional.
As obras vão começar pelo lado de Jurerê Tradicional, onde, em alguns pontos, a faixa de areia inexiste e, atualmente, a largura máxima da praia da região é de aproximadamente 15 metros. A expectativa é de que, com o alargamento, ela chegue a 40 metros e se estabilize em 30 metros, após a conformação natural pela maré.
Um pequeno trecho de cerca de 50 metros, próximo ao costão que faz divisa com Canajurê, não será alargado por conta do Rio das Ostras.
Leia Mais
Dinâmica das obras em Jurerê
A Secretaria de Transportes e Infraestrutura, que conduz a obra, tem como estratégia trabalhar em 200 metros de faixa de areia por vez, para conciliar os serviços com a procura pela praia pelos banhistas durante a alta temporada. Assim, somente o trecho em obras terá o acesso fechado temporariamente, a cada dois a três dias, para garantir a segurança da população.
Durante o período, deve ser dragado um volume de 491,22 mil metros cúbicos de areia com a mesma coloração e granulatura (dimensão).
Parceria entre prefeitura e Governo do Estado
A prefeitura de Florianópolis afirma que o principal objetivo da obra de Jurerê é a recuperação da faixa de areia, bem como a contenção da erosão marinha. Ela é fruto de uma parceria entre o município e o Governo do Estado, com investimentos previstos de R$ 24,8 milhões.
“Essa é uma obra esperada há muito tempo não só pela comunidade de Jurerê, mas pela cidade inteira. Isso, no mundo, é muito usual. Florianópolis é pioneira nisso e tomou a dianteira em nível de Brasil. Essa vai ser mais uma obra de sucesso, pensada para melhorar a qualidade de vida dos moradores da região e para turistas”, comemora o prefeito Topazio Neto.
“Vai estruturar a praia de Jurerê, como aconteceu em todas as outras que fizeram o engordamento da faixa de areia aqui em Santa Catarina. É uma obra que embeleza e dá mais segurança para quem mora e também pra quem visita a região”, disse o governador Jorginho Mello.
Funcionamento da obra de dragagem
A dragagem corresponde à escavação de areia do fundo do mar com o auxílio de um tipo especial de embarcação, no caso, a draga auto-transportadora de arrasto (tipo Hopper). A embarcação é resistente às intempéries, o que significa dizer que atua mesmo em dias de chuva.
O trabalho, efetivamente, funciona assim: após extrair o material, a draga é deslocada até 200 metros da orla – essa distância evita que ela encalhe na areia da praia em si – para ser acoplada a uma tubulação de 450 metros.
Mas só a parte da tubulação que flutua sobre a água é que fica posicionada perpendicularmente à praia; o restante da tubulação fica “em terra”, em paralelo à faixa de areia que está sendo alargada. Efetuado o acoplamento, a draga bombeia a areia para transportá-la pela tubulação até o balneário e, na sequência, ela é espalhada por tratores. Sendo que esse processo será repetido quantas vezes for necessário até a conclusão da obra.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO