Especiais Compartilhar
Floripa, Cidade Criativa

Dia do comerciante: ACIF promove programação especial na capital

O dia do comerciante é lembrado em todo o Brasil em 16 de julho

• Atualizado

Redação

Por Redação

Rodrigo Rossoni, presidente da ACIF. Foto: Reprodução
Rodrigo Rossoni, presidente da ACIF. Foto: Reprodução

Com informações de Priscila Dalagnol

Essa semana tem programação no comércio de Florianópolis. E não serão apenas promoções, mas treinamento para empresários, lazer para consumidores e uma série de atividades para movimentar a Felipe Schmidt. A rua é um ponto tradicional e histórico para a cidade, onde a compra e venda sempre esteve presente.

O Ceisa Center é o marco do modernismo e até hoje o maior prédio comercial do Estado. Com 363 salas e circulação de quase 10 mil pessoas por dia. Perto do prédio, o calçadão da Felipe Schmidt reúne um conjunto arquitetônico digno de admiração. Construções, que, com o passar do tempo, não perderam sua utilidade. Pelo contrário, vêm se desenvolvendo com a cidade.

O jornalista e escritor, Carlos Stegmann, explica que a atividade comercial está diretamente ligada à fundação dos povoados. No caso da capital catarinense, a região também era toda importante para a navegação.

A advogada Patrícia Kotzias, é exemplo de como os negócios são duradouros na ilha. Desde a infância, acompanha a loja de tecidos da família. O comércio é centenário, e foi fundado por seu bisavô, um imigrante grego, em 1910.

Hoje em dia, Patrícia concilia as profissões com orgulho e também viu muitas mudanças acontecerem no ramo e na cidade.

“O mais importante para mim, além dos tecidos, é realmente ter esse legado familiar. De ver essa família toda em volta no comércio, nas pessoas que nos visitavam aqui na empresa. Então é isso que nos estimula, nos movimenta a continuar”, disse.

Quem sempre acompanhou e está atenta ao setor é a ACIF. A Associação Empresarial de Florianópolis é atuante e investe no crescimento urbano e em parcerias com o poder público e a comunidade.

“A gente sente que os empresários estão se recuperando. Tem muito setores que ainda carecem de um apoio, de uma retomada mais efetiva, porque a economia não é um botão de liga e desliga, e isso nós falamos muito durante a pandemia. Não adianta achar que nós vamos fechar tudo, deixar as pessoas em casa e depois ligamos apenas um botão e as pessoas voltam. Mas aos poucos, vemos uma retomada real acontecendo. É claro que estamos sofrendo muito com as questões inflacionárias e isso também afasta um pouco o consumidor das suas atividades tradicionais e regulares”, explica Rodrigo Rossoni, presidente da ACIF.

O dia do comerciante é lembrado em todo o Brasil em 16 de julho. A data é comemorativa, mas já serviu como protesto para alertar sobre os altos impostos e pedir por representatividade da categoria, por exemplo. Neste ano, depois dos efeitos da pandemia, a intenção é voltar a mobilizar o público e incentivar as vendas. Em Florianópolis, serão 3 dias de atividades de estudos e lazer, que começam nesta quinta-feira (14) e vai até sábado (16).

ASSISTA A REPORTAGEM

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.