Reciclagem: programa Coleta Segura garante a sustentabilidade no campo
No campo os produtores são treinados para separar os resíduos recicláveis e fazer o destino adequado.
• Atualizado
Cuidar de todo o ciclo dos produtos, da produção até o descarte, são ações que reduzem os impactos ao meio ambiente. Tanto que, quem vê os resíduos recolhidos para a reciclagem nem imagina que eles podem mudar a vida das pessoas. Um exemplo é da Sarajane dos Santos que, com a reciclagem, comprou casa, carro e vive com a renda do material.
A reciclagem é apenas um dos pilares para garantir o cuidado com o meio ambiente e gerar renda para muitas famílias. Mas antes de gerarmos o lixo, consumimos alimentos, que desde o início da cadeia produtiva podem deixar resíduos no meio ambiente.
Mas produzir alimentos não significa abrir mão da sustentabilidade. Exemplo disso são os produtores de leite associados ao sistema cooperativista da Aurora, como a família Weis, de Palmitos, no Oeste de Santa Catarina.
“Começamos com poucos animais e pouca experiência, mas a partir de 2015 começamos a coletar dados e falar em sustentabilidade”, comenta Marcos Weis.
“No campo os produtores são treinados para separar os resíduos recicláveis e fazer o destino adequado com o programa Coleta Segura, que já destinou mais de 1,1 mil toneladas de resíduos desde 2011. Os produtores são capacitados para promoverem ações de sustentabilidade da empresa rural deles. Os resíduos de medicamentos e químicos, por exemplo, também são separados adequadamente no programa. Em unidades industriais, os resíduos já são separados na produção e são destinados para empresas licenciadas para recebê-los. A Aurora Coop faz o gerenciamento de tudo isso”, explica Luciana Frasetto de Campos Breta, coordenadora de sustentabilidade da empresa.
Confira todos os detalhes na reportagem:
Quer saber como deixar a caixinha do seu leite pronta para a reciclagem Confira:
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO