Dá gosto saber de onde vem o seu leite Aurora Compartilhar
Cadeia produtiva

Cadeia produtiva do leite: saiba a importância do setor para Santa Catarina

Santa Catarina é responsável por produzir cerca de três bilhões de litros da bebida por ano.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: SCC SBT
Foto: SCC SBT

Indispensável nas refeições dos brasileiros, o leite desempenha papel fundamental na receita econômica catarinense. Sendo a quarta maior produtora de leite do Brasil, Santa Catarina é responsável por produzir cerca de três bilhões de litros da bebida por ano e empregar centenas de trabalhadores.

“A cada emprego gerado na indústria e na produção de laticínios, sete outros são gerados na cadeia produtiva”, destaca o economista-chefe da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Pablo Bittencourt. Nos bastidores da cadeira produtiva do leite estão os produtores associados ao sistema cooperativista da Aurora, como a família Borsoi, em Lacerdópolis, no Oeste de Santa Catarina.

“Nosso consumidor pode ter total confiança no nosso leite. O produto vem de famílias como a nossa, que cultivam a pastagem, levantam cedo todo dia, ordenham todas as vacas, cuidam de cada uma individualmente”, explica Adriano Borsoi, da Cooperativa Coolacer Associada Aurora, onde todo o rebanho vive solto no pasto.

Cadeia produtiva de leite saiba a importância do setor para Santa Catarina (3)
Foto: SCC SBT

Melhora na qualidade do leite

“A Aurora Coop recebe o leite de cerca de quatro mil produtores ligados a várias cooperativas que fazem parte do Sistema Aurora, como a família Borsoi”, afirma Marcos Zordon, vice-presidente da Aurora Coop. Zordam ainda explica que os produtores associados a uma cooperativa sempre estarão protegidos: “Não só com a produção em si, a família inteira voltada a cooperativa, vinculada a cooperativa, fica protegida”

Para o vice-presidente, a qualidade do produto melhorou após a inserção do cooperativismo na cadeia produtiva leiteira, na década de 80. “Mudou a questão da qualidade do leite devido aos treinamentos de produtores e as melhorias genéticas, de manejo e do bem estar dos animais”, explica Zordan. 

Confira todos os detalhes na reportagem:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.