Criciúma celebra 100 anos de desenvolvimento e potencial turístico
Criciúma se tornou um polo moderno, celeiro de startups e potencial turístico altíssimo
• Atualizado
Celebrando 100 anos, Criciúma, no Sul de Santa Catarina, é conhecida como a Capital Nacional do Carvão, mas também leva outros títulos importantes: a Capital Catarinenses dos Parques, a Cidade do X-Salada e Cidade da Torcida Apaixonada.
Leia Mais
Em 100 anos de emancipação político-administrativa, várias mudanças diversificaram o modo de viver e também a economia do município. Hoje, Criciúma se tornou um polo moderno, celeiro de startups e potencial turístico altíssimo.
“Nós temos o Parque das Nações, onde funciona o Centro de Atendimento ao Turista. Temos o Parque dos Imigrantes, com a Fazenda Solar Nikola Tesla. Temos o Parque Astronômico Albert Einstein, com o mirante. E também a mina de visitação”, cita Marcos Mendonça, diretor de Turismo da cidade.
Mendonça afirma ainda que a população não tem ideia da quantidade de gente que visita a cidade.
E mesmo no meio de tanta transformação, a tradição dos povos que colonizaram a cidade e dos locais mantém viva as memórias de quem lutou para construir Criciúma.
Para Cristiane Zappelini, presidente da Fundação Cultural de Criciúma, a valorização das culturas é primordial, já que todas as etnias construíram a cidade que se conhece hoje em dia.
Capacitação para o turismo
Pensando na união entre passado e futuro, a cidade vai capacitar os profissionais que trabalham direta e indiretamente com o turismo, a respeito dos motoristas de aplicativo, garçons e profissionais das redes de hotéis.
“Um tour será feito, em breve, para eles conhecerem esses pontos, além de divulgar para o visitante que chega na cidade os lugares que se pode visitar. Eles precisam saber do potencial que nós temos para ser a mola propulsora que vai dizer, venha para Criciúma mais vezes”, disse o diretor de Turismo.
E não é somente para os visitantes, a administração municipal comenta que até mesmo os moradores da cidade terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história de Criciúma.
“Nós temos a Casa do Agente Ferroviário, o Museu Augusto Casagrande, o prédio da Fundação Cultural, então convidamos a todos para conhecerem esses espaços que contam parte da história da cidade”, disse Zappelini.
Comemoração do Aniversário de Criciúma
Uma série de atrações estão marcando os 100 anos de Criciúma. Tem Concurso de X-Salada, homenagem às pessoas centenárias, a Maratona do Centenário, obras de infraestrutura e shows nacionais.
E por falar em show, a cidade já recebeu o padre Fábio de Melo neste mês de setembro e se prepara para mais duas grandes atrações. Em 4 de outubro tem o cantor gospel Leandro Borges e em 4 de novembro tem o grupo Raça Negra.
Todos os eventos são gratuitos e acontecerão no Parque das Nações. Caso a pessoa deseje, pode levar um quilo de alimento para deixar a vida de uma família um pouquinho mais feliz.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO