Campanha alerta para os primeiros sinais de violência contra a mulher
O projeto tem o objetivo de instruir jovens para que consigam detectar situações de violência doméstica desde a infância e se tornem cidadãos mais conscientes.
• Atualizado
Agosto foi marcado pela campanha de combate à violência contra a mulher. Mas a conscientização e a prevenção precisam durar o ano inteiro, afinal, qualquer mulher pode vir a sofrer algum tipo de violência durante a vida, independente de idade ou instrução. Quanto mais cedo as pessoas se conscientizarem, maior a probabilidade de evitar esses casos. Por isso a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Coordenadoria Municipal da Mulher de da Secretaria Municipal de Educação, lançou um vídeo educativo sobre a Lei Maria da Penha para estudantes do 4º ao 9º ano da rede municipal de educação. A apresentação explica sobre os tipos de violência contra a mulher e as redes de acolhimento do município. O vídeo tem duração de 5 minutos e foi pensado no público jovem e formatado em um modelo de “vlog” do Youtube
O projeto tem o objetivo de instruir jovens para que consigam detectar situações de violência doméstica desde a infância e se tornem cidadãos mais conscientes.
“Para mudar a realidade violenta em que vivemos precisamos combater o problema pela raiz, que é a educação. Com esse acesso à informação, caminhamos para criar um município sem futuros agressores”, explica Cleuse Soares, coordenadora municipal da mulher.
Confira o vídeo completo:
A violência vai muito além da física
Com o alerta de aumento de casos de violência doméstica durante a pandemia, o objetivo é que a população aprenda a identificar, prevenir e denunciar esses casos. É importante destacar que nem sempre se trata da violência ligada a um relacionamento amoroso, a violência pode ser sofrida dentro do ambiente familiar ou profissional. Tudo começa com pequenas agressões, que podem partir de comentários aparentemente inofensivos, mas que acabam minando a autoconfiança e autoestima da mulher.
A colunista do SCC10, Melissa Amaral, traz um alerta para os primeiros sinais de agressão contra a mulher:
Frases como “você fica melhor com esta roupa” ou “você não vai conseguir” são micro agressões que diminuem a autoconfiança da mulher, a tornando depende e por consequência vulnerável a sofrer abusos.
Os abusos podem ser psicológicos ou patrimoniais a principio, mas é uma questão de tempo para que possam se tornar abusos sexuais ou até mesmo físicos. Por isso é importante que estas mulheres saibam o que é violência psicológica, para que possam identificar quando estiverem passando por essa situação e consigam ter autoconfiança suficiente para dar um basta.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO