Licitação para o principal funil da BR-282, entre Lages e Florianópolis, prevê apenas 15km de terceiras faixas
Edital revê a execução de 12 terceiras faixas, sendo oito no sentido interior do Estado e quatro no sentido Litoral
• Atualizado
No último dia 12 de setembro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou no Diário Oficial da União dois avisos de licitação para contratação de projetos para obras estruturantes na BR-282, em Santa Catarina.
O primeiro se trata da duplicação da rodovia no trecho entre o Km 640 (no entroncamento com a BR-163), em São Miguel do Oeste, até o Km 223 (no entroncamento com a BR-116), em Lages. A extensão é de pouco mais de 415 km. Nesse trecho, além da duplicação, serão realizados serviços de adequação de capacidade e eliminação de pontos críticos, como viadutos, contornos e trevos.
Por que a duplicação da BR-282 privilegia o trecho de Lages a São Miguel do Oeste?
A resposta para a pergunta acima está na complexidade que envolve a geografia acidentada da Serra Geral. E é justamente este trecho, de Lages até Florianópolis, o principal funil da BR-282, que será contemplado no segundo edital.
O documento prevê a execução de 12 terceiras faixas, sendo oito no sentido interior do Estado e quatro no sentido Litoral. Segundo informações do DNIT, a extensão total destas terceiras faixas é de cerca de 15 km, sendo 8 quilômetros no sentido Oeste e 6,7, no sentido contrário.
O Departamento de Infraestrutura informou que a decisão de contemplar mais a subida da serra será para facilitar a ultrapassagem de veículos pesados nos trechos de aclive. Ainda, explicou que as obras avançarão inicialmente onde já existem plataformas para a construção das novas vias.
O edital projeta a construção de terceiras faixas entre o Km 30 e o Km 87, abrangendo os municípios de Águas Mornas, Rancho Queimado e Alfredo Wagner. Esses traçados, segundo o DNIT, podem mudar ao longo do processo. Ainda de acordo com o órgão, a execução desses 15 km são uma resposta rápida às necessidades do fluxo de veículos, porém, novas ações para ampliar a capacidade da rodovia seguirão sendo planejadas.
A abertura das propostas está marcada para o dia 3 de outubro. O DNIT estima entre um ano e meio e dois anos para finalizar projetos deste tamanho.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO