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MAIOR OBRA DE INFRAESTRUTURA

Os desafios na construção do novo Contorno Viário da Grande Florianópolis: obra será entregue no dia 9 de agosto

Obra será entregue na próxima sexta-feira (09)

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação | Arteris
Foto: Divulgação | Arteris

O que antes parecia distante está prestes a se tornar realidade, o Contorno Viário será entregue para a comunidade. A obra promete impulsionar a economia e o crescimento na Grande Florianópolis, além da melhoria no tráfego de longa distância na região da BR-101. Com o acesso liberado ao Contorno, a expectativa é que o trânsito na principal rodovia federal de Santa Catarina seja desafogado, dando mais qualidade de vida para quem mora na região metropolitana da capital. A obra será entregue pela Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela rodovia.

A execução do Contorno Viário da Grande Florianópolis enfrentou diversos desafios, incluindo desapropriações e a necessidade de adotar estratégias eficazes para cumprir prazos e entregar uma obra de qualidade, dentro de todas as normas e licenças ambientais vigentes.

O compromisso da Arteris Litoral Sul com a responsabilidade ambiental guiou todas as etapas do projeto, resultando em uma infraestrutura que atende às necessidades da população sem comprometer os recursos naturais da região. O traçado que será entregue em 9 de agosto de 2024, com a inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, é diferente do projeto inicial apresentado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em 2002, motivo que contribuiu para a execução fora do prazo inicial.

Em 2012, a Prefeitura de Palhoça solicitou uma alteração no traçado devido a um conjunto habitacional no entorno da obra. O projeto foi modificado para desviar do condomínio, exigindo a construção de três túneis duplos, com cerca de 900 metros de extensão cada. Posteriormente, foi necessário incluir um quarto túnel, o túnel 4 de São José.

Durante as discussões sobre o traçado, a Arteris assumiu a responsabilidade pelo Contorno Viário após adquirir os ativos da concessão em dezembro de 2012. Com a emissão da primeira Licença de Instalação (LI) dois anos depois, as obras começaram em 29 de maio de 2014 no Trecho Intermediário, em São José.

Menos de um ano após essa etapa, a Arteris iniciou as obras nos lotes liberados do Trecho Norte, em Biguaçu.

Em dezembro de 2020, com a aprovação do reequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão pela ANTT, as obras dos três túneis duplos decorrentes da mudança de traçado foram viabilizadas, permitindo o início integral das obras do Contorno Viário. E em fevereiro de 2021, a concessionária emitiu as ordens de serviço para o início efetivo das obras no trecho de Palhoça.

“Vale a pena destacar que embora a espera seja de mais de 10 anos, foi somente em 2020 que tivemos autorização total da iniciativa pública para dar celeridade e continuidade aos serviços, além do cumprimento das licenças técnicas e ambientais. Mas independente disso, com a entrega, a comunidade ganha, a economia e o desenvolvimento se fortalecem e isso impulsiona ainda mais o crescimento de Santa Catarina”, explica o diretor-superintendente da Arteris Litoral Sul, Cesar Sass.

Grande Florianópolis: Contorno Viário em harmonia com o meio ambiente

O Contorno Viário da Grande Florianópolis destaca-se como uma obra de engenharia que respeitou rigorosamente o meio ambiente. “Foi um desafio para a concessionária. Foram muitas etapas complexas e muitas barreiras precisaram ser quebradas. Para garantir a qualidade da obra e também o cumprimento das licenças investimos na contratação dos melhores profissionais do setor de construção civil”, frisa o diretor-superintendente.

Com 50 km de extensão, a rodovia passou por um complexo processo de licenciamento ambiental federal, aprovado pelo IBAMA. Este órgão, juntamente com a Funai e o IPHAN, realizou o acompanhamento periódico para assegurar o cumprimento de todas as condicionantes ambientais, garantindo que a obra mantivesse um alinhamento perfeito com as normas ambientais vigentes.

O Plano Básico Ambiental do Contorno Viário incluiu 13 programas ambientais, divididos em subprogramas. Essas iniciativas monitoram, controlam e reduzem os possíveis impactos da obra sobre o meio físico, biótico e socioeconômico da região. Desde o início, todas as atividades são realizadas em conformidade com as condicionantes ambientais. A obra foi minuciosamente planejada e executada para minimizar ao máximo os impactos ambientais.

Foto: Divulgação | Arteris

Engenharia Sustentável e inteligente

A adoção de técnicas inovadoras de engenharia, como a redução do canteiro central, a construção de muros de contenção, estratégias de geotecnia e a implantação de túneis, contribuiu para a diminuição de aproximadamente 25 hectares de supressão de fragmentos da Mata Atlântica.

Nos trechos onde a redução de impacto não foi possível, a concessionária desenvolveu planos de compensação ambiental, como o investimento de R$ 4,6 milhões na Baixada do Maciambu, no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Palhoça, onde foram reflorestados 166 hectares com mudas nativas, superando em muito a condicionante inicial de 39 hectares.

A preservação da fauna e flora da região foi prioridade no Contorno Viário. Foram construídas 25 passagens de fauna para permitir o deslocamento seguro dos animais. Além disso, o Programa de Monitoramento e Afugentamento de Fauna atua desde 2014 na captura, transporte e realocação de animais, assegurando sua sobrevivência durante as atividades de construção. Até o momento, mais de 1.411 animais foram resgatados e soltos na natureza com segurança.

O resgate da flora segue a mesma linha, com a concessionária tendo resgatado mais de 244 mil espécimes ao longo da extensão da obra. Este esforço visa minimizar o impacto das obras na biodiversidade local.

Foto: Divulgação | Arteris

Construção em Florianópolis impressiona com números grandiosos

O Contorno Viário da Grande Florianópolis era a maior obra de infraestrutura rodoviária em andamento no Brasil. A entrega da rodovia impressiona com seus números expressivos. Ao longo de toda a extensão da nova rodovia, foram construídos 68.000 m² de tabuleiros de Obras de Artes Especiais, movidos 18 milhões de m³ de terra, instalados 3 milhões de metros de geodreno, utilizadas 667 vigas pré-moldadas, 188 mil m³ de concreto, 50.000 metros de fundações cravadas e 470 toneladas de concreto asfáltico. Além disso, os túneis envolvem a escavação de mais de 1 milhão de m³ de solo e rocha, com 90 mil m² de pavimento rígido executado.

Esses números impressionantes são equivalentes a mais de 1 milhão de viagens de caminhões transportando materiais. A área de pavimentação da futura rodovia corresponde à construção de 183 campos de futebol, enquanto as áreas das obras de arte especiais equivalem a 11 campos de futebol. As perfurações de geodreno e fundações, se colocadas em linha reta, alcançariam a distância de Florianópolis até o estado do Amapá.

Rodovia terá evento de inauguração no dia 9 de agosto

A Arteris Litoral Sul confirma para a próxima sexta-feira (09), a inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis. A rodovia, conforme já divulgado pela concessionária, ficou pronta no último dia 31, mas será liberada ao tráfego após a cerimônia de inauguração, que será realizada no dia 9 de agosto, às 10h.

O evento de inauguração já tem confirmada a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva, do Ministro dos Transportes, Renan Filho, do diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, da diretoria da Arteris e de outras autoridades. Os detalhes sobre o local exato no Contorno em que será realizada a cerimônia de inauguração e o horário serão divulgados em breve pela concessionária e pelo Ministério dos Transportes.

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