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Maior obra de infraestrutura

Momento aguardado: Contorno Viário da Grande Florianópolis será entregue; relembre

Traçado será entregue no dia 9 de agosto de 2024

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação | Arteris
Foto: Divulgação | Arteris

O Contorno Viário da Grande Florianópolis está prestes a ser entregue, a obra, considerada uma das mais importantes para a infraestrutura de Santa Catarina, promete aliviar o tráfego na BR-101, reduzindo congestionamentos e melhorando a mobilidade urbana e a segurança viária na região metropolitana de Florianópolis, e ainda deve fomentar o desenvolvimento econômico na região.

Desde a sua concepção até a finalização da obra, prevista para o dia 31 de julho de 2024, a obra enfrentou uma série de desafios e marcos significativos. O planejamento do Contorno Viário da Grande Florianópolis teve início em meados dos anos 2000, quando ficou evidente que o crescimento urbano e o aumento do fluxo de veículos estavam sobrecarregando a BR-101/SC, causando congestionamentos frequentes e afetando a qualidade de vida dos moradores. Estudos preliminares indicaram a necessidade de uma via alternativa que desviasse o tráfego de longa distância do perímetro urbano, foi assim que nasceu o sonho, que em 2024 será entregue à comunidade.

Maior obra rodoviária em andamento no Brasil

O Contorno Viário da Grande Florianópolis é considerado a maior obra de infraestrutura rodoviária do país em andamento e será entregue à população catarinense com 50 km de pista dupla e seis acessos por trevos. Projetada para desviar o tráfego de longa distância da região metropolitana da capital catarinense, a obra possui quatro túneis duplos, 21 passagens em desnível e sete pontes. Ao longo do percurso, foram instaladas 667 vigas com investimento total da Arteris Litoral Sul de R$ 3,9 bilhões.

A construção do Contorno envolve 68.000 m² de tabuleiros de Obras de Artes Especiais. Além disso, foram movimentados 19 milhões de m³ de terra, exigindo uma logística robusta e um grande planejamento. No total, foram empregados 188 mil m³ de concreto, quantidade que evidencia a solidez das construções. São 50.000 metros de fundações cravadas, 470 toneladas de concreto asfáltico, mais de 1 milhão de m³ de solo e rocha escavados para a construção dos túneis, um esforço monumental que resultou em 90 mil m² de pavimento rígido.

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Foto: Divulgação | Arteris

Para transportar todos esses materiais, foram necessárias mais de 1 milhão de viagens de caminhão. A área de pavimentação da rodovia equivale a 183 campos de futebol, enquanto as obras de arte especiais correspondem a 11 campos de futebol. Além disso, a soma das perfurações de geodreno e fundação é tão extensa que equivale à distância de Florianópolis até o Amapá.

Início das obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis

O traçado que será entregue no dia 9 de agosto de 2024, com a inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, é diferente do inicialmente apresentado no projeto realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em 2002.

Em 2012, um pedido de alteração do traçado realizado pela Prefeitura de Palhoça, devido a um conjunto habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida, também comprometeu a agilidade da obra. O projeto precisou ser alterado para desviar do condomínio e foi necessário incluir a implantação de três túneis duplos, de cerca de 900 metros de extensão. Posteriormente, foi preciso incluir mais um túnel, o 4 de São José. As alterações na obra obrigaram a execução de novos projetos e estudos ambientais. Fatos que contribuíram para que a obra demorasse mais tempo para ser executada.

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Em meio às discussões sobre o traçado a ser implantado, a Arteris assumiu o Contorno Viário, após a compra dos ativos da concessão, em dezembro de 2012. Dois anos depois e com a primeira Licença de Instalação (LI) emitida, as obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis iniciaram no dia 29 de maio de 2014. As obras começaram no Trecho Intermediário, em São José.

Menos de um ano depois, a Arteris iniciou as obras em lotes liberados no Trecho Norte, em Biguaçu. Ainda em 2015, foi definido pela ANTT que o atual é que seria executado.

Desta forma, a concessionária iniciou os estudos para execução da obra e entrou com os pedidos junto às autoridades competentes para a liberação das licenças para execução da obra no trecho em Palhoça.

Foi somente em dezembro de 2020, com a aprovação por parte da ANTT do reequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão, que viabilizava a execução dos três túneis duplos decorrentes da mudança do traçado, que as obras do Contorno Viário iniciaram em sua totalidade.

A partir de então, a concessionária iniciou a mobilização das construtoras que executariam as obras no trecho e em fevereiro de 2021 emitiu as ordens de serviço para início efetivo das obras no trecho em Palhoça.

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A partir de 2016, trechos começam a ficar prontos

Porém, antes disso, já final de 2016, as primeiras obras começam a ficar prontas. O viaduto na Estrada Geral de Alto Forquilhas, em São José, com extensão de 660 metros, foi a primeira obra de arte de engenharia do Contorno Viário finalizada. Já o primeiro trevo de acesso ao Contorno foi concluído menos de quatro meses depois, em março de 2018.

Os benefícios dessa entrega importante vão além dos benefícios estruturais e de desenvolvimento que a obra promete cumprir quando for liberada. Foi importante para aquecer a economia, fortalecer os empregos. Pegamos insumos e mão de obra de Santa Catarina, movimentando milhões de reais e dando oportunidade de vida melhor para o trabalhador catarinense”, enfatiza o diretor-superintendente da Arteris Litoral Sul, Cesar Sass.

Nos últimos três anos, os esforços para finalizar a obra foram concentrados na execução do projeto do Trecho Sul do Contorno. O Trecho Sul A tem aproximadamente oito quilômetros de extensão, já pavimentados, um viaduto duplo, uma passagem inferior e três passagens superiores. As passagens em desnível já estão sendo utilizadas pela comunidade. Já o Trecho Sul B consiste em aproximadamente quatro quilômetros e está localizado entre a BR-282 e a BR-101 Sul.

Licenças ambientais e cuidado com a fauna e flora

A obtenção das licenças ambientais foi uma das principais preocupações desde a etapa de realização do projeto do Contorno Viário da Grande Florianópolis, dado o impacto potencial nas áreas de preservação ambiental ao longo do traçado. O planejamento e a execução da obra passaram por um rigoroso processo de licenciamento ambiental federal, que foi concedido pelo IBAMA. A Funai e o IPHAN também participaram do monitoramento, acompanhando o componente indígena e o trabalho arqueológico, respectivamente.

O Plano Básico Ambiental do Contorno Viário da Grande Florianópolis inclui 13 programas ambientais, divididos em subprogramas que têm o objetivo de monitorar, controlar e reduzir os impactos sobre o meio físico, biótico e socioeconômico da região. Cada atividade realizada na obra segue rigorosamente as condicionantes ambientais, garantindo que nenhuma rocha seja movida sem a devida supervisão da equipe técnica. “Foi uma prioridade nossa, fazer tudo de acordo com a legislação ambiental e também as devidas compensações que foram necessárias”, explica o diretor-superintendente.

Técnicas avançadas de engenharia, como a redução do canteiro central, muros de contenção, estratégias de geotecnia e túneis, foram implementadas na obra do Contorno Viário, visando minimizar os impactos ambientais. Essas medidas resultaram na preservação de aproximadamente 25 hectares de Mata Atlântica.

Nos trechos onde a redução de impactos sobre a flora não foi possível, a concessionária desenvolveu planos de compensação ambiental. Um exemplo foi o investimento de R$ 4,6 milhões na Baixada do Maciambu, no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Palhoça, onde foram reflorestados 166 hectares com mudas nativas. Mais de 25 mil mudas de diferentes espécies foram plantadas, enquanto 56 mil exemplares de espécies exóticas, predominantemente pinus, foram removidos, favorecendo a regeneração da restinga.

A obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis conta ainda com 25 passagens de fauna para permitir o deslocamento seguro dos animais sem risco de atropelamento. Além disso, o Programa de Monitoramento e Afugentamento de Fauna garantiu a captura, transporte e realocação dos animais durante as atividades de construção, assegurando sua sobrevivência e oferecendo atendimento médico-veterinário quando necessário. Desde 2014, o programa resgatou mais de 1.400 animais, que foram soltos na natureza em segurança. Além disso, mais de 244 mil espécimes da flora foram resgatados ao longo de toda a extensão da obra, contribuindo para a manutenção da biodiversidade do ecossistema local.

Entrega da obra

Em 2023, a construção entrou em sua fase final, com a conclusão de importantes viadutos e túneis. A obra será concluída no dia 31 de julho e em 9 de agosto de 2024 ocorrerá a cerimônia de inauguração, que contará com a presença de autoridades locais e nacionais, como o presidente Luís Inácio Lula da Silva, o Ministro dos Transportes, Renan Filho, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, e da diretoria da Arteris, além de representantes das comunidades beneficiadas.

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Segurança avançada no Contorno Viário da Grande Florianópolis

Para garantir a segurança de quem trafegar pelo Contorno Viário da Grande Florianópolis, os túneis do Contorno estão equipados com os mais modernos sistemas de tecnologia e segurança, conhecidos como Intelligent Transportation Systems (ITS), visando garantir o máximo de proteção aos usuários da via. Um dos elementos centrais desse sistema é o Circuito Fechado de Televisão (CFTV), que monitora continuamente o interior dos túneis, garantindo vigilância em tempo real e a capacidade de resposta imediata a qualquer incidente.

“Será, sem dúvidas, uma das rodovias mais modernas do Brasil. Os equipamentos instalados ao longo de todo trajeto vão permitir um monitoramento integral e constante de quem passar pela rodovia. Isso possibilita que a Arteris Sul possa planejar e estruturar um crescimento organizado”, afirma Sass. “São tecnologias já implementadas em grandes rodovias do Brasil, como a Régis Bittencourt, a BR-116 que corta boa parte do país. Temos em Santa Catarina o que há de mais moderno e eficiente”, complementa.

A iluminação dos túneis foi projetada para oferecer visibilidade ideal em todas as condições climáticas, assegurando uma viagem segura e confortável mesmo durante a noite. Para mitigar os riscos de incêndio, os túneis estão equipados com sistemas avançados de detecção e combate a incêndios, capazes de identificar rapidamente qualquer sinal de fumaça ou calor anormal e tomar medidas automáticas para controlar a situação.

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Painéis de mensagens variáveis foram instalados ao longo dos túneis, fornecendo informações essenciais aos condutores, como alertas de tráfego, condições climáticas adversas e orientações de segurança. Também foram instalados balizadores de faixa, utilizados para orientar os motoristas sobre a posição correta dentro dos túneis, garantindo o fluxo contínuo e seguro do tráfego. Além disso, um sistema de telefonia de emergência está disponível em todos os túneis, permitindo que os usuários solicitem ajuda imediata em caso de necessidade, garantindo uma resposta rápida em emergências.

A ventilação dos túneis é cuidadosamente projetada para manter a qualidade do ar dentro dos padrões regulamentares, proporcionando um ambiente seguro e confortável para os usuários da rodovia. Cada túnel é equipado com subestações para controle automatizado de todos esses sistemas, operados centralmente a partir da sede da Arteris Litoral Sul, localizada em São José dos Pinhais, no Paraná. Esta centralização não só facilita o monitoramento contínuo, mas também permite uma resposta rápida e coordenada a quaisquer incidentes que possam ocorrer ao longo do Contorno Viário.

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