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A espera acabou

Contorno Viário da Grande Florianópolis é inaugurado 

A obra teve um investimento de R$ 3,9 bilhões

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: SCC10
Foto: SCC10

A inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis ocorreu na manhã desta sexta-feira (09), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Ministro dos Transportes, Renan Filho. A obra, que é considerada a maior de infraestrutura do país na atualidade, promete impulsionar a economia e melhorar o tráfego de longa distância na região da BR-101.

“Vale a pena destacar que embora a espera seja de mais de 10 anos, foi somente em 2020 que tivemos autorização total da iniciativa pública para dar celeridade e continuidade aos serviços, além do cumprimento das licenças técnicas e ambientais. Mas independente disso, com a entrega, a comunidade ganha, a economia e o desenvolvimento se fortalecem e isso impulsiona ainda mais o crescimento de Santa Catarina”, explica o diretor-superintendente da Arteris Litoral Sul, Cesar Sass.

A obra foi entregue pela Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela rodovia. Foram mais de 20 mil colaboradores na construção da obra que tem 50 km de pista dupla, quatro túneis duplos, seis trevos, 7 pontes dupla e 21 passagens em desnível.

O Contorno Viário da Grande Florianópolis promete ganho para os motoristas, como por exemplo, tempo e segurança, pois será possível economizar mais da metado do tempo através do mesmo. Além disso, congestionamento e acidentes serão amenizados.

“Essa obra vai resolver um problema antigo que é o engarrafamento na região”, diz ministro Renan Filho

ministro renan filho na entrega da obra do contorno viário
Foto: SCC10

Durante a coletiva, o ministro Renan Filho destacou que essa é a maior obra de infraestrutura rodoviária já entregue no Brasil. “Essa é uma obra muito importante. O Contorno Viário atende toda a região metropolitana de Santa Catarina e vai resolver um problema antigo que é o engarrafamento na entrada de Florianópolis e nas grandes cidades da região, e que atrapalhava muito a vida de quem mora aqui e quem precisa passar por aqui para acessar o Norte e Sul do país”, explicou Filho.

“Essa obra vai colaborar muito com o desenvolvimento do estado, melhorar a vida das pessoas e reduzir o tempo no trânsito”, finalizou Renan Filho.

“Em 18 meses, conseguimos fazer 40% de tudo que já foi feito nessa obra”, diz Lula sobre o Contorno Viário

Durante seu discurso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a felicidade de estar em Santa Catarina para a inauguração da obra. “Estou feliz em estar em Santa Catarina, principalmente para entregar uma obra que iniciamos em 2008. Agora, em 18 meses, conseguimos fazer 40% de tudo que já foi feito nessa obra nos outros anos”, destacou.

Entrevista com o diretor superintendente, Cesar Sass

Em entrevista ao SCC10, Cesar Sass, diretor superintendente da Arteris na regional Sul, destacou os principais benefícios da obra para a comunidade, como a redução do tempo de viagem, diminuição de acidentes e o potencial de atrair novos investimentos para a região.

Os desafios na construção do novo Contorno Viário da Grande Florianópolis

O que antes parecia distante está prestes a se tornar realidade, o Contorno Viário será entregue para a comunidade. A obra promete impulsionar a economia e o crescimento na Grande Florianópolis, além da melhoria no tráfego de longa distância na região da BR-101. Com o acesso liberado ao Contorno, a expectativa é que o trânsito na principal rodovia federal de Santa Catarina seja desafogado, dando mais qualidade de vida para quem mora na região metropolitana da capital. A obra será entregue pela Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela rodovia.

A execução do Contorno Viário da Grande Florianópolis enfrentou diversos desafios, incluindo desapropriações e a necessidade de adotar estratégias eficazes para cumprir prazos e entregar uma obra de qualidade, dentro de todas as normas e licenças ambientais vigentes.

O compromisso da Arteris Litoral Sul com a responsabilidade ambiental guiou todas as etapas do projeto, resultando em uma infraestrutura que atende às necessidades da população sem comprometer os recursos naturais da região. O traçado que será entregue em 9 de agosto de 2024, com a inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, é diferente do projeto inicial apresentado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em 2002, motivo que contribuiu para a execução fora do prazo inicial.

Foto: Divulgação | Arteris


Em 2012, a Prefeitura de Palhoça solicitou uma alteração no traçado devido a um conjunto habitacional no entorno da obra. O projeto foi modificado para desviar do condomínio, exigindo a construção de três túneis duplos, com cerca de 900 metros de extensão cada. Posteriormente, foi necessário incluir um quarto túnel, o túnel 4 de São José.

Durante as discussões sobre o traçado, a Arteris assumiu a responsabilidade pelo Contorno Viário após adquirir os ativos da concessão em dezembro de 2012. Com a emissão da primeira Licença de Instalação (LI) dois anos depois, as obras começaram em 29 de maio de 2014 no Trecho Intermediário, em São José.

Menos de um ano após essa etapa, a Arteris iniciou as obras nos lotes liberados do Trecho Norte, em Biguaçu.

Em dezembro de 2020, com a aprovação do reequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão pela ANTT, as obras dos três túneis duplos decorrentes da mudança de traçado foram viabilizadas, permitindo o início integral das obras do Contorno Viário. E em fevereiro de 2021, a concessionária emitiu as ordens de serviço para o início efetivo das obras no trecho de Palhoça.

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