Além do alimento: como a Aurora Coop constrói um legado de sustentabilidade
Atuando em várias frentes no ramo de alimentos, a cooperativa também possui articulação em processos que não agridem o meio ambiente
• Atualizado
Na Aurora Coop, cooperar é mais do que trabalhar junto, mas também é acreditar que o sucesso de um depende do bem-estar de todos — e não é somente discurso, isso pulsa no dia a dia de mais de 150 mil famílias de colaboradores e empresários rurais cooperados.
Leia Mais
Há mais de 50 anos, colaboradores, produtores rurais e cooperativas filiadas constroem juntos uma das maiores potências de alimentos do Brasil. A Aurora Coop atua em várias frentes: como a produção de carnes suínas e de aves, lácteos, massas, vegetais, pescados e suplementos para nutrição animal.
E onde tudo isso começa? No campo, com quem produz com respeito, passando para a indústria e chegando nos lares dos brasileiros e consumidores do mundo inteiro. E tudo isso com um legado de responsabilidade, preservação do meio ambiente e de desenvolvimento sustentável. E sustentabilidade é um dos pilares estratégicos na Aurora Coop.
“Isso faz com que a gente contribua também para a sociedade como um todo, retribuindo aqueles recursos que são necessários para a utilização durante o processo, a gente também contribui para que seja reduzido ou minimizado os impactos ambientais das nossas operações”, reforça Mateus Potrich, analista ambiental.
Em algumas unidades a Aurora Coop, o calor das caldeiras vem de um ‘cavaco de madeira’, que é um subproduto do reflorestamento, que substitui combustíveis fósseis e ajuda na redução de emissões de gases do efeito estufa.
Além disso, a cooperativa investe também em áreas de reflorestamento próprio. “Nós temos as iniciativas na área de energia, com a produção de lenha por meio dos reflorestamentos, também gradualmente as caldeiras da empresa que geram energia térmica vêm substituindo a lenha por cavaco, que é uma forma mais eficiente de aproveitar a energia desse material lenhoso, da biomassa”, cita Potrich.
A Aurora Coop também produz energia por meio do sol e da água, que contribui para o fornecimento de energia limpa nas unidades. “Temos as iniciativas também de produção, autogeração de energia por meio de painéis fotovoltaicos e por meio da nossa Central Geradora Hidrelétrica (CGH).”
Para a coordenadora de sustentabilidade, Luciana Breda, a sustentabilidade e a proximidade com o público são o jeito de ser da Aurora Coop. “No campo, nós atuamos junto com as cooperativas filiadas, com programas de desenvolvimento dos empresários rurais, como o bem-estar animal, programas de gestão da qualidade, de gestão financeira, desenvolvendo esse produtor e também trabalhamos com sucessão familiar e com práticas sustentáveis.”
Luciana cita ainda que o cuidado com a água é um ponto em destaque, uma vez que todo o ciclo hídrico é monitorado. “A água usada na produção é tratada com tecnologia de ponta e os efluentes retornam à natureza, sem riscos ao meio ambiente. 90% da água utilizada dentro das nossas fábricas é devolvida, atendendo todos os padrões e regulamentações dos órgãos ambientais”, exemplifica.
E no tratamento de resíduos sólidos? A Aurora Coop também possui iniciativas, como os biodigestores. Os resíduos — sendo a maioria deles: orgânicos – são encaminhados para a compostagem.
“Cooperar nesse contexto é sinônimo de agir com consciência, entender que o alimento que chega à mesa precisa ter história. E essa história começa com respeito ao planeta”, finaliza Mateus Potrich.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO