Acaert Compartilhar
Palestra

“Vamos chegar aos 100 anos inteiros”, diz pesquisador em palestra do congresso ACAERT

Palestrante falou sobre o futuro, mudanças tecnológicas e comportamento digital

Por

• Atualizado

Foto: Reprodução / ACAERT
Foto: Reprodução / ACAERT

“Se o futuro muda… A palestra muda” o título da palestra do professor Dado Schneider é sugestivo, mas não da forma que se imagina, com um início em silêncio e com textos em um telão, o palestrante chama a atenção do público por ficar “mudo”.

O professor e pesquisador acredita no aumento da longevidade e explica as mudanças no comportamento e no uso das tecnologias em sua palestra.

“A minha palestra não é motivacional, é sobre mudança”, destacou Schneider.

O professor enfatiza que o conhecimento e a velocidade de informação está cada vez mais rápida, além do tempo de adaptação às novas tecnologias é cada vez mais imediato.

O pesquisador falou sobre as diferenças entre gerações e as mudanças tecnológicas. Um exemplo da mudança de comportamento é na forma como aprendemos, apresentou o professor.

Dado contou sobre uma mãe jovem, que ao ser questionada sobre a sogra se queria ajuda para aprender a trocar o filhe, disse que aprendeu a trocar o bebê pelo YouTube. “Com a internet nós paramos de precisar do conhecimento dos mais velhos”, aponta.

Entretanto, ele destacou que o conhecimento não deixa de ter relevância, mas que é preciso torná-lo interessante. “A nossa experiência não serve mais para nada, a não ser que tornamos essa experiência interessante”, apontou.

Conforme o professor, é preciso se atualizar e buscar entender as mudanças no mundo. “Mudar não é necessariamente gostar que está mudando, mas entender, para aceitar e efetivamente mudar”, frisou.

Dado destacou que acredita que vamos viver mais com os avanços da tecnologia, que permitirão viver mais e com mais saúde: “Somos adultos inéditos, vamos chegar aos 100 anos inteiros”.

“As pessoas não têm mais paciência para um filme de uma hora e cinquenta minutos”, observou o palestrante, ao falar sobre a mudança no comportamento das pessoas impactadas pelas novas tecnologias.

Confira a palestra

Vídeo: ACAERT

Prof. Dr. Dado Schneider

Dado Schneider é Graduado em Comunicação e Pós-Graduado em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além de Mestre e Doutor em Comunicação pela PUC/RS. Nos primeiros vinte anos de sua experiente carreira, trabalhou em grandes agências de publicidade nacionais, como MPM, Ogilvy e DM9. Depois disso, tornou-se executivo de marketing da Claro (e é o próprio criador da marca), além de Consultor de grandes empresas. Nos últimos 10 anos, vem se consagrando como um dos mais requisitados palestrantes do Brasil, graças ao seu temperamento inovador. Foi considerado pelo site BuzzFeed como “um dos palestrantes imperdíveis da Campus Party” – de onde passou a ser Embaixador. Também escreveu “O mundo mudou… Bem na minha vez!”, um livro com linguagem inovadora e atual, todo formado por posts e tweets

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Congresso Catarinense de Rádio e Televisão

O congresso estava programado para 2020, em alusão aos 40 anos da associação, mas precisou ser remarcado por questões sanitárias da pandemia de covid-19. Com o tema “Pensando Grande em novos tempos”, o evento considerado o mais importante do setor, reúne jornalistas, políticos, empreendedores e profissionais de radiodifusão em sua programação.

Na noite de domingo, o vice-presidente Hamilton Mourão participou do 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, ministrando a palestra de abertura para convidados. O governador de Santa Catarina Carlos Moisés, o presidente da ACAERT Silvano Sila e o presidente do 18º Congresso da ACART Carlos Amaral Neto, acompanharam coletiva de imprensa do vice-presidente.

O evento realizado no Centrosul, em Florianópolis, segue até terça-feira (24), com programação de palestras, painéis, e entrega da Comenda ACAERT e do prêmio Microfone de Ouro.

publicidade
publicidade

Veja mais