Acaert Compartilhar
Homenagem

Duas personalidades da radiodifusão de SC recebem a Comenda ACAERT

ACAERT homenageou duas personalidades da radiodifusão catarinense

• Atualizado

Renato Becker

Por Renato Becker

Marcelo Pereira, o Piratinha, recebe a Comenda ACAERT, ao lado das irmãs, em nome do pai, Rogério Pereira, o Pirata. | Foto: Renato Becker
Marcelo Pereira, o Piratinha, recebe a Comenda ACAERT, ao lado das irmãs, em nome do pai, Rogério Pereira, o Pirata. | Foto: Renato Becker

Durante a cerimônia de abertura do 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão da ACAERT, duas personalidades da radiodifusão catarinense receberam a Comenda ACAERT. Rogério Pereira, carinhosamente conhecido como Pirata, já falecido, e Ranieri Moacir Bertoli, foram os homenageados da noite. Uma comissão, formada por Rubens Olbrisch, Marise Westphal Hartke, Darel D’Avila, Evelásio Vieira Neto e Ana Paula Melo, escolheu os outorgados com a comenda.

Marcelo Pereira, filho de Pirata, recebeu a comenda em nome do pai. Muito emocionado, o radiodifusor da Nevasca FM de São Joaquim, lembrou de como o homenageado era próximo da comunidade.

“Ele respirou e transpirou a radiodifusão”, destacou.

Para Pereira, o pai faria o discurso de sua vida se estivesse vivo ao receber a Comenda ACAERT. “Foi uma surpresa muito grande e também muito emocionante”, frisa Marcelo, que vê essa condecoração como um presente para toda comunidade de São Joaquim.

Marcelo Pereira durante discurso | Foto: Renato Becker

O homenageado Ranieri Moacir Bertoli conta que ficou surpreso quando soube que receberia a Comenda ACAERT. “Confesso que eu não imaginava”, destaca. O radiodifusor explica que trabalha no setor desde os 18 anos, assim, já tem 40 anos de experiência.

“Meu pai me aconselhou a ir à associação buscar informação”, conta Bertoli, sobre o período que assumiu a rádio e buscou apoio na ACAERT. O empresário diz que é grato pela associação e se sente muito feliz em receber a comenda.

Foto: ACAERT / Divulgação

> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Rogério Pereira “Pirata” (In Memoriam)

Rogério Pereira nasceu em São Joaquim, no dia 15 de novembro de 1945. De família humilde, começou trabalhando desde a sua adolescência como sapateiro. Em 1964, iniciou suas atividades como locutor da rádio Difusora São Joaquim AM, assumindo a direção em 1966, e ficando sócio na década de 1970. Exerceu atividades como pecuarista, produtor de bata semente certificada e fruticultora. Criou a cooperativa de Crédito Rural e o entreposto de comercialização de maçã para atender aos produtores. Fundou a Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina a conhecida AMAP, e foi presidente por três vezes. Fundador da Rádio Nevasca FM em 2007. Era dirigente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT. Foi vice-presidente Regional em várias gestões. Foi Vereador de 1969 até 1972, secretário-chefe de gabinete do prefeito, secretaria de Administração e secretário do Bem Estar Social. Foi vice-prefeito de São Joaquim. No campo social foi presidente da Legião Brasileira de Assistência (LBA). Fundador dos conselhos comunitários no município. Presidiu as festas nacionais da maçã nos anos de  1986, 1988, 1991 e 2001. Recebeu o título de cidadão Bom Jardinense, Urupemense e Urubiciense.

Ranieri Moacir Bertoli

Nasceu no dia 31 de março de 1964, em Taió. Formado em Administração de Empresa pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. É radiodifusor, hoteleiro e reflorestador. Atou como dirigente da ACAERT por vários anos até assumir de 2003 a 2006, a presidência da entidade. Eu sua gestão, fortaleceu a atuação da Central ACAERT de Rádio, ampliando sua estrutura. Foi responsável pela modernização da sede da ACAERT. Um dos criadores do chamado Trade da Comunicação, que reunia entidades que representam os veículos de comunicação e as agências de propaganda de Santa Catarina. Estimulou o relacionamento institucional com a ABERT, Associações Estaduais, assim como o Ministério das Comunicações e Anatel. Promoveu, em parceria com o Instituto Mapa, Adjori e Sapesc, levantamento do mercado de veiculação publicitária em Santa Catarina, nos anos de 2004 e 2005. Implantou, junto com o SEBRAE, o primeiro Programa de Capacitação dos profissionais da radiodifusão catarinense. Incentivou a formação da “Frente Parlamentar da Radiodifusão”, criada pelo deputado federal Ivan Ranzolin (PFL). Implantou, em parceria com a ADI/SC (Associação dos Diários do Interior), a CNR/SC – Central de Notícias Regionais. Iniciou os projetos: “Memória da Radiodifusão de Santa Catarina” e “Balanço Social da Radiodifusão Catarinense”. De 2014 a 2019 foi membro dos Conselhos da ADVB e da ACI (Associação Catarinense de Imprensa). De 2017 a 2019 participou do Conselho Comunicação do Senado Federal. É responsável pela articulação politica apoiando a entidade nas demandas da radiodifusão junto aos poderes. Atualmente é membro do Conselho Superior da ACAERT e tesoureiro do SERT/SC. Também é conselheiro da ABIH/SC.

*com informações ACAERTE

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.