Um Noob

Pedro Rizzo, às vezes um noob :) Apaixonado por tecnologia, café e as novas tendências da "cultura geek". A lógica é o princípio da sabedoria, não o fim.


Entretenimento Compartilhar
Cinema

O que esperar de Homem-Aranha Sem Volta para Casa

As especulações não param, e a Marvel sabe como gerenciar suas produções para que uma dê suporte a outra.

• Atualizado

Por

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Por: Matheus da Silva Duarte

Na sinopse do novo longa do herói, após ter sua identidade revelada pelo vilão Mysterio (Jake Gyllenhaal), Peter vai até o Dr. Estranho, interpretado por Benedict Cumberbatch, e pede que apague a memória de todos que descobriram sua identidade. Entretanto, algumas coisas saem erradas e o feitiço acaba influenciando no multiverso. Com esse descuido na execução de uma magia extremamente poderosa, o Dr. Estranho possibilita  a transição de alguns seres entre as realidades paralelas e a de Peter (Tom Holland). Mas, não são quaisquer seres, e sim, os maiores inimigos do homem aranha. 

No primeiro trailer, temos a aparição do Duende Verde (Willem Dafoe), Doctor Octopus (Alfred Molina), Homem-Areia, Electro (Jamie Foxx) e Lagarto (Rhys Ifans). O interessante é que os primeiros três vilões são os mesmos enfrentados pelo Homem-Aranha de Tobey Maguire, enquanto os dois últimos pelo de Andrew Garfield.

A primeira impressão é de que o terceiro filme dessa nova franquia do cabeça de teia irá trazer às telas o Sexteto Sinistro, um grupo de supervilões formados por inimigos do Homem-Aranha. Nos quadrinhos, existem diversas versões do grupo, com diferentes membros, geralmente liderados pelo Dr. Octopus. Em algumas versões o herói os enfrenta sozinho, mas também já foi auxiliado por Venom. Por enquanto, apenas cinco inimigos do aracnídeo  foram apresentados, o que deixa os fãs com a pulga atrás da orelha sobre qual será o sexto integrante. 

A principal teoria é de que, além dos vilões das outras sequências, todos os Homens-Aranha também apareceriam no novo filme. Isso  ganhou força com o vazamento de um suposto vídeo de Andrew Garfield no set de filmagens, sobre um conjunto de andaimes, que, algumas semanas depois, estavam no trailer do longa. Obviamente os atores e a produção desmentiram a participação, mas os fãs não engoliram e foram criadas grandes expectativas. 

Esse cenário ficou ainda mais instável após o lançamento de Venom 2,  em que, em uma cena pós-crédito, Eddie Brock (Tom Hardy) assiste a um noticiário ao lado de Venom. Ao se deparar com uma matéria que falava da revelação da identidade do Homem-Aranha (Tom Holland), o simbionte diz não gostar do herói e percebe-se  uma certa inimizade entre os dois. O interessante é que Eddie aparenta não conhecer o garoto, diferente de Venom, deixando no ar um possível encontro entre o simbionte e Peter, sem Brock.

Após os acontecimentos de Venom 2, mais spoilers encheram a internet com novos debates. Dessa vez, uma fotografia reunindo os três Homens-Aranha. Mesmo com a produção negando qualquer veracidade no material, o segundo trailer do filme entregou diversas cenas em uma construção, repleta dos mesmos andaimes dos vazamentos anteriores, em torno da Estátua da Liberdade.

Imagem: Divulgação

Chegando aos finalmente, uma das versões do último trailer lançado mostra uma “falha” na computação gráfica em uma das cenas de luta entre Peter (Tom Holland) e alguns integrantes do Sexteto Sinistro. Nessa cena, em meio a um conjunto de andaimes, Peter se lança sobre o Electro, o Homem-Areia e o Lagarto. Entretanto, apenas o Homem-Areia encara o herói, enquanto Electro parece postado um pouco longe e com foco em algum outro elemento, assim como o Lagarto. Mais interessante ainda, é que, nesse trailer, o último vilão parece receber um golpe em pleno ar, de um alguém invisível, pois Peter não está perto o bastante para conseguir tocá-lo. Assim, esse “pequeno erro” na edição gráfica do trailer foi usado pelos fãs como a prova de confirmação da aparição dos outros Homens-Aranha no longa. 

Vale também uma menção ao trailer de Morbius (Jared Leto), que apresentou referências que brincam bastante a cabeça dos fãs. Em uma delas, o Dr. Morbius passa por uma rua onde está pregado um pôster do Homem-Aranha, mas não o de Tom Holland, e sim o de Tobey Maguire. Em outro momento, vemos um recorte de cena da Oscorp com a mesma logo do filme estrelado da versão de Andrew Garfield. Não somente a Oscorp, mas a menção ao vilão Rhino, também remete ao universo de O Espetacular Homem-Aranha. Por fim, temos uma outra cena com a aparição do Abutre (Michael Keaton), vilão do segundo filme da trilogia de Tom Holland.

As especulações não param, e a Marvel sabe como gerenciar suas produções para que uma dê suporte a outra. É fantástico ver as ligações criadas entre trailers, filmes e séries, para produzir um verdadeiro universo cinematográfico. E, ao mesmo tempo que existem vazamentos, nada é 100% confirmado, e sempre fica aquele 1% de dúvida, levando a curiosidade dos fãs ao limite.

Homem-Aranha Sem Volta para Casa

O sucesso de vendas e as sessões esgotadas pelo mundo todo não são a única prova disso. A confirmação de mais três filmes do herói, ainda interpretados por Tom Holland, elevam a importância dele para o universo Marvel ainda mais. A também confirmação de que Tobey Maguire voltará a interpretar o cabeça de teia nas telonas reaviva ainda mais o sentimento de nostalgia nos corações dos fãs mais antigos. Temos aí mais um indício da aparição de pelo menos mais um Homem-Aranha no longa? Talvez. Acredito que o importante mesmo seja ter seu ingresso em mãos no dia 16 de dezembro, porque após essa data as redes sociais estarão lotadas de spoilers.

Mesmo em uma cena pós-crédito, talvez gravada após as diversas teorias dos fãs, a aparição do trio é quase certa. Dificilmente as duas empresas deixariam passar uma oportunidade de entregar algo a nível da cena do Capitão América em Vingadores: Ultimato, que arrancou gritos de euforia em plena sala de cinema. Ficam aqui também alguns anseios para esse e os próximos filmes do herói: assim como outros fãs, gostaria de ver um desenvolvimento independente do Homem-Aranha, uma vez que desde o primeiro filme, ele se desenvolve à sombra de um mentor, seja ele o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) e Dr. Estranho.

Depois dessa primeira trilogia, acreditamos que ele possa se desenvolver sozinho; a necessidade de um trauma pessoal, além da revelação da identidade é algo que senti falta até agora neste universo de Tom Holland. A morte de um ente querido ou a transformação de um amigo em inimigo é algo que acredito que falte para o amadurecimento do herói; Um treinamento de combate, talvez com Shang-Chi (Simu Liu), ou com algum outro herói do universo, para que seja introduzido um upgrade que não o tecnológico, atribuindo mais poder físico ao personagem; E por fim, obviamente, desejo a aparição e troca de experiências entre os três Homens-Aranha.

Imagem: Divulgação

>>> PARA MAIS CONTEÚDO, FIQUE LIGADO EM SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×