Um Noob

Pedro Rizzo, às vezes um noob :) Apaixonado por tecnologia, café e as novas tendências da "cultura geek". A lógica é o princípio da sabedoria, não o fim.


Entretenimento Compartilhar
Games

GSC Game World altera nome do jogo Stalker 2 após invasão russa na ucrânia

A GSC Games World vem trabalhando no jogo STALKER 2 há muitos anos e sua estreia foi adiada devido a invasão russa na Ucrânia

• Atualizado

Por

Imagem: Divulgação GSC Games World
Imagem: Divulgação GSC Games World

A invasão russa na Ucrânia está tendo um enorme impacto em todo o mundo, desde a aparente catástrofe humanitária e crise de refugiados até o revés econômico causado pelas sanções governamentais à Rússia. 

Atualmente, os negócios na Ucrânia não podem continuar como de costume e, claro, isso também se estende aos desenvolvedores de jogos que trabalham no país, como a GSC Game World. 

Embora o jogo de terror de sobrevivência tenha sido anunciado para lançamento em 8 de dezembro de 2022, ele foi suspenso por tempo indeterminado. Isso porque o desenvolvedor se concentra em proteger seus funcionários e suas famílias, muitos dos quais estão baseados em Kiev, capital da Ucrânia. 

O jogo de tiro recebeu uma leve alteração no nome, de Heart of Chernobyl para Heart of Chornobyl. Apesar de ser apenas uma letra alterada, isso representa um poderoso símbolo de resistência dos desenvolvedores ucranianos.

As mudanças não foram anunciadas oficialmente pela GSC Game World e o título antigo ainda pode ser visto em imagens promocionais, mas a página do jogo no Steam reflete a ortografia atualizada.

Imagem: Divulgação GSC Games World

A palavra “Chernobyl” é de origem ortográfica russa, que ganhou atenção internacional devido ao desastre de 1986. Não tão familiar, a palavra “Chornobyl” é da ortografia ucraniana para a mesma região. Embora já fosse comum se referir ao país como “Ucrânia”, usar o termo agora é visto como um sinal de desrespeito, reduzindo a Ucrânia a uma região em vez de um país independente.

A mudança é especialmente pungente, uma vez que a própria Chernobyl foi um dos primeiros alvos da invasão. Os militares russos ocupam a usina desde 24 de fevereiro, aumentando os temores de outro desastre nuclear, já que o local deve operar constantemente para conter os restos radioativos do desastre de 1986 e manter o combustível gasto aquecido.

Este não é o único caso de ortografia e linguagem que tem implicações políticas para a Ucrânia e a Rússia. A capital ucraniana é outro exemplo. Recentemente, a ortografia russa “Kiev” e a pronúncia “KEE-yev” eram amplamente usadas no Ocidente, superando a ortografia ucraniana “Kyiv” e a pronúncia “KEE-eve”.

Embora o impacto da guerra ucraniana em um único jogo seja claramente insignificante em comparação com a tragédia em massa e a crise humanitária em andamento, a decisão da GSC Game World de mudar a saga STALKER 2 é significativa. Não apenas mostra suporte para os países em ataque, mas é um lembrete importante do poder da linguagem e, mais importante, que os desenvolvedores ucranianos por trás do jogo estão lutando para sobreviver.

A empresa deixa claro seu apoio ao seu país de origem, usando sua plataforma para arrecadar dinheiro para as Forças Armadas da Ucrânia e organizações de caridade que estão trabalhando para ajudar os cidadãos ucranianos. A página principal do site do STALKER 2  agora apresenta uma declaração sobre a guerra e links para lugares onde os fãs podem doar. A GSC também anunciou que está cancelando o lançamento russo do jogo e não fornecerá mais atualizações de jogos na rede social russa VKontakte.

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.