Rei Charles III é chefe de estado em 14 países
Países como Austrália e Canadá reconhecem o monarca britânico como chefe de estado
• Atualizado
A comunidade britânica é atualmente formada por 56 países, em cinco continentes. O grupo de ex-colônias compartilha valores, metas de desenvolvimento e recebe influência direta do Reino Unido. A partir de agora, 14 destes países terão o agora Rei Charles III como o novo chefe de estado.
Quando assumiu o trono, em1952, Elizabeth II passou a ser a rainha não só da Inglaterra. Naquela época, um grupo formado no começo do século passado já era grande: a Commonwealth, ou Comunidade Britânica de Nações.
Depois do fim do Império Britânico, as ex-colônias, já como países independentes, concordaram em se unir valorizando as mesmas origens, tradições e costumes, mas sem função política.
Hoje, a Commonwealth reúne 56 países, em cinco continentes. Além do Reino Unido, outros 14, incluindo Austrália e Canadá, reconhecem o monarca britânico como chefe de estado. Uma posição simbólica, já que as decisões políticas são tomadas pelos parlamentos de cada país.
No Caribe, Barbados removeu a Rainha Elizabeth II do posto de chefe de estado, no ano passado, elegeu uma presidente e se tornou a mais jovem república do mundo.
Durante participação no programa Mapa Mundi, SBT News, a embaixadora britânica no Brasil, Melanie Hopkins, foi questionada se a morte da rainha poderia fazer com que outros países da Commonwealth também queiram se tornar repúblicas.
“Estes vínculos são muito fortes, mas, ao mesmo tempo, a decisão de quem vai ser o chefe de estado, para qual país, tem que ser por parte do povo daquele país, com toda serenidade por parte do governo britânico”, afirma a embaixadora.
Em Washington, o presidente americano Joe Biden assinou o livro de condolências na embaixada britânica e disse que vai ao funeral da Rainha Elizabeth II que deve acontecer em 10 dias. Biden afirmou que Elizabeth II foi mais que uma monarca e definiu uma era.
ASSISTA A REPORTAGEM
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Leia Também
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO